Na semana passada, Troian B. (Spencer) postou uma foto no Instragam que ressuscitou uma teoria muito comentada durante as duas primeiras temporadas. A foto é da roupa que Spencer usou na noite em que Ali desapareceu e, segundo a legenda, o episódio em que a roupa volta é o 4x20. A teoria que nos referimos é a que Spencer matou Ali.
Nós comentamos em alguns posts que, durante a primeira temporada, a própria Spencer se mostrou preocupada com a possibilidade de ser a assassina da amiga e poderíamos desenvolver esse post repetindo o que já falamos. Só que não. Não dá. Fazendo uma recap desde o Pilot, muita coisa chamou nossa atenção; coisas que não podem ser ignoradas, mesmo porquê não foram respondidas.
Antes de fazer as tradicionais considerações pré-especulações, temos que fazer uma consideração geral sobre o momento atual da série (4x12). A essa altura de PLL, qualquer coisa é possível e, por mais absurda que essa coisa seja, a série tem como provar que, pelo menos uma vez, pelo menos uma pista foi mostrada.
As considerações para o post são:
Fazendo a recap sobre Spencer matou Ali, outros assuntos que não foram esclarecidos chamaram nossa atenção. Por isso, vamos dividir o post em duas partes para não ficar cansativo.
A gente achava que só a terceira temporada caiu em contradição com as tramas que abordou. Só que também não. As duas primeiras temporadas apresentam contradições e tramas que agitaram uns episódios e foram esquecidas sem serem esclarecidas.
Se a série quiser falar que Spencer matou Ali, eles podem falar. Se a série quiser falar que Spencer não matou Ali, eles também podem falar. A regra vale para todo o conteúdo dos posts.
Vamos comentar algumas situações com palpites que já postamos. Esses palpites não surgiram do nada. Todos tem justificativa e vamos postar o link para explicar como chegamos a essas conclusões. Para que as novas especulações façam sentido, é necessário ignorar o atual momento da série. Esse pedido não é para que pareça que estamos com a razão, mas sim para a complicação não ficar ainda mais complexa e sem sentido. Sabemos que a maioria das especulações vão acabar como especulações, mas acreditamos que algumas delas vão servir para alguma coisa, no sentido de estarem corretas.
Considerações feitas, vamos lá.
Spencer matou Ali? Sim, matou. Quais são as provas? A primeira cena da série deu origem a desconfiança. No Pilot, Spencer volta para o celeiro falando que Ali sumiu, que ela ouviu um grito e não achou Ali em lugar nenhum. No 1x15, Spencer lembra da discussão que teve com Ali na sala dos Hastings. No flashback, Ali e Spencer estão com a mesma roupa que usaram na festa no celeiro na noite em que Ali desapareceu. Nessa época, as meninas receberam uma foto de -A que mostrava Ali no quintal dos Hastings seguida por uma sombra. Spencer não falou nada em voz alta, mas ficou subentendido, para quem leu os livros, que ela achava que a sombra era ela. A discussão das duas foi durante a noite e o motivo do desentendimento foi Ian. No Retrô do desaparecimento de Ali tem a cena e os comentários sobre a foto e aqui comentamos o que acontece nos livros. Citamos os livros porquê a narrativa explica detalhadamente o motivo de Spencer desconfiar de si mesma, motivo pouco explorado na série.
O que prova que Spencer é culpada? Pilot + 1x15. Spencer saiu do celeiro enquanto as meninas dormiam/ Spencer fala que Ali já está morta para ela/ Ali sai batendo a porta/ Spencer sobe as escadas em direção ao seu quarto mas muda de ideia e também sai de casa batendo a porta.
Se a série quiser fazer de Spencer a assassina, essas cenas são os argumentos. Considerando apenas essas cenas, qual contexto foi ignorado? Praticamente as duas primeiras temporadas. Por quê? Pelo simples fato de que Spencer nunca falou em voz alta que achava que era ela a sombra e essa dúvida foi encerrada depois que Spencer conversou com Jason e os dois concluíram que a foto foi tirada do quarto de Ali. Dessa conclusão, o assunto Spencer assassina mudou para quem tirou a foto e, no decorrer da série, a morte de Ali em si evoluiu para outras questões.
Passada a fase de Spencer se auto-acusar, começa a fase da polícia acusá-la. No 1x19 e no 1x20, a polícia acusa Spencer de ter assassinado Ali. A acusação surgiu por conta do depoimento de Spencer para a polícia sobre a noite em que Ali sumiu. Nessa época, as meninas suspeitavam de Ian. A polícia descobriu que Spencer omitiu que, assim como Ali, ela também estava saindo com Ian naquele verão. Spencer se tornou suspeita e a polícia invadiu a casa dos Hastings com um mandato para revirar o quarto de Spencer em busca de provas. Segundo a polícia, após analisar as coisas, a pulseira da Jenna Thing de Spencer tinha as mesmas fibras que foram encontradas no casaco que Ali aparece nos vídeos na pedra do beijo. Acabou que Spencer foi inocentada, deixou de ser suspeita e ninguém mais falou em casaco, fibras e pulseira.
No 1x10, Toby conta para Emily que ele emprestou o tal casaco para Ali, sem especificar a situação. Nos vídeos, Ali aparece com o casaco na pedra do beijo. O casaco incriminou Toby, que foi preso e logo foi solto por falta de provas.
Essa história é mais mal contada do que contraditória. Toby contou sua versão mas nada foi mostrado. Ali aparece com o casaco na pedra junto com Ian e é apenas nesses vídeos que ela está com o casaco. A festa no celeiro aconteceu no dia em que Ali fingiu que tinha acabado de chegar da Georgia. Entre a chegada fake e a festa, Emily foi a única que encontrou com Ali, que já estava com a roupa que usou na festa. Toby e Spencer foram inocentados por falta de provas e chegaram a mesma conclusão: alguém queria incriminá-los. Se a polícia tinha o vídeo de Ali com Ian, por qual motivo ele não foi acusado? Talvez seja pelo depoimento de Melissa, que inocentava os dois e não foi contestado. Como a polícia não provou nada, pelo menos uma coisa a gente quer saber: de onde tiraram esse casaco? Como a polícia sabia que era de Toby?
Essa questão de Spencer assassina é sustentada por duas ou três cenas e baseada na desconfiança narrada nos livros, que ficou subentendida na série apenas para quem leu. Ignorando os livros, as cenas que citamos incriminam Spencer e ponto, ela matou Ali.
As contradições começam quando envolvemos outras pessoas e outros acontecimentos na história. A principal conclusão de tudo que vamos comentar é que Spencer não matou Ali, mas muita gente desconfiava que Spencer podia fazer alguma coisa grave com ela. Essas pessoas são Toby, Jenna, Melissa e Garrett. Após o casaco, as questões quanto a morte de Ali evoluíram para qual foi a arma do crime/ Quem esteve com Ali depois que ela saiu do celeiro/ Quem matou Ali/ Quem desenterrou Ali/ Quem foi enterrado no lugar de Ali.
Desde sempre Jenna reprovou a aproximação de Toby com as meninas. Sempre que pode, ela impediu alguma delas de se aproximar de Toby e alertou o irmão que ele seria desprezado quando as meninas descobrissem quem ele realmente era. Nesse post, comentamos todas essas situações. Na questão de Spencer com Ali, duas frases de Jenna são suficientes para acusar Spencer de ser uma ameça para Ali. A primeira é no 1x08. Jenna deixa as meninas em pânico ao informar que vai discursar na cerimônia do memorial de Ali. Spencer vai tirar satisfação com Jenna, que encerra a conversa ameaçando Spencer. Segundo Jenna, Ali estava de saco cheio de Spencer e tinha medo dela e por esse motivo Jenna provocou Spencer, dizendo que sabia dos problemas entre elas. Jenna discursou e surpreendeu a todos ao descrever Alison como a pessoa mais forte que ela conheceu. Pausa para as caras de Wilden durante o discurso:
A relação de Jenna com Ali não foi mostrada na ordem cronológica dos acontecimentos. Apesar das inúmeras citações que Jenna fez sobre a conversa que ela teve com Ali no hospital, a conversa só foi revelada no 1x22.
A segunda frase é do 2x17. Após cair do andaime, Toby está internado no hospital e recebe a visita de Jenna, que afirma que Toby nunca terá paz ao lado de Spencer porquê ela é amaldiçoada.
Independente das gêmeas, Alison e Jenna tem um passado secreto que precisa ser explicado. Em um desses posts, concluímos que Jenna sempre soube que Toby era do time e sabia que o plano dele não ia terminar bem, por isso ela tentava impedir a aproximação com as meninas. Em outro post, dissemos que Toby escolheu Spencer pela lógica do resta um. Revendo as cenas, a conclusão é outra. Jenna continua sabendo sobre o time e sabe que Toby quer vingança, mas a escolha de Spencer não se baseou no resta um. Ela sempre foi o alvo de Toby.
Na Análise do 4x01, palpitamos que o verdadeiro motivo de Toby ter se juntado ao time é Alison. Resumindo: Toby e Ali eram amigos até a Jenna Thing, que provocou uma reviravolta no trio Ali-Jenna-Toby. Por algum motivo, Jenna mentiu sobre Toby para Ali que, acreditando nela, aprontou com Toby. Na conversa que Jenna e Ali tiveram no hospital, Ali revelou que descobriu a verdade mas Jenna não revelou porquê mentiu. Toby foi preso e é só isso que sabemos. Apesar de palpitarmos que o motivo de Toby é Ali, não sabemos como esse palpite justifica Toby ter se aliado ao time. O 4x01 mostrou os dois antes da Jenna Thing, quando eles se davam bem. Diferente do 3x17, que mostrou Ali acusando Toby no reformatório. Considerando a cronologia dos acontecimentos nos flashbacks, aconteceu o flashback do 2x25, em que Vivian escreve o telefone de Toby e entrega para Mona.
Sobre Toby escolher Spencer. Toby escolheu Spencer por dois motivos: segundo Jenna, Ali temia Spencer, que viu Ali discutindo com Toby pós Jenna Thing. Quando Jenna ficou cega, as meninas não entenderam como Ali conseguiu fazer Toby assumir a culpa. Foi só depois que -A entrou em ação que elas souberam de tudo. Mesmo assim, elas sempre souberam que Toby não tinha nada a ver com a história e Spencer viu Ali e Toby conversando e não fez nada. Sabê-se lá porquê Toby tomou as dores de Ali, mesmo prejudicado por ela, e se voltou contra Spencer, que sabê-se lá o que falava/ameaçava/fazia com Ali.
Sobre a Jenna Thing. O acidente que cegou Jenna tem um episódio nomeado com a expressão que as meninas inventaram para se referir ao acidente, que é o 1x02. As duas primeiras temporadas abordaram o acidente exaustivamente. Depois que Jenna voltou a enxergar, o acidente foi esquecido e o que parecia ser uma das principais tramas da série se resumiu na rivalidade entre Jenna e as meninas.
Sobre Toby e Jenna. Em vários posts dissemos que Jenna sabe das intenções de Toby, mas não pode fazer nada, e que os irmãos não se dão bem. A representação máxima da inimizade entre os irmãos foi expressa no 3x13, quando Toby insinuou preferir a versão cega de Jenna. Revendo as situações, temos um novo palpite. Jenna sempre reprovou a aproximação de Toby com as meninas e toda vez que ela fazia uma acusação, ele nunca respondia. Com tudo que foi mostrado, ficou meio que óbvio que Jenna e Toby não estavam do mesmo lado. Será mesmo? Quando Spencer começou a se aproximar de Toby, ela foi logo acusando Jenna e Toby concordou com as suspeitas de Spencer. Analisando as situações do ponto de vista Toby quis ganhar a confiança de Spencer, alguns detalhes passaram despercebidos.
Nesse post comentamos como Spencer e Toby se aproximaram, relembrando algumas situações em que Toby concordou com Spencer ao acusar Jenna, já que era isso que ela queria. No 1x17, Spencer está na casa dos Cavanaugh e quer fuçar nas coisas de Jenna. Toby a proíbe dizendo que Jenna sabe exatamente como deixou suas coisas organizadas. No 2x10, Spencer leva um susto quando dá de cara com Jenna na sala de sua casa. Jenna fala que Ian está morto e o caso Alison foi encerrado, mesmo assim Spencer continua "cavando", taxando o hábito de Spencer de ir fundo em tudo de perigoso. Jenna fala que a mania de Spencer é um perigo tanto para ela (Spencer), quanto para Toby. Jenna também fala que sabe que Toby andou xeretando o quarto dela e que ele está ajudando Spencer.
Sobre os detalhes que passaram despercebidos. Toby proibiu Spencer de entrar no quarto de Jenna alegando que ela ia descobrir. Como nessa época Toby estava ajudando Spencer contra Jenna, a justificativa foi a mais pertinente. A esse episódio acrescentamos as centenas de vezes que Jenna sumiu de Rosewood sem a gente saber para onde ela foi. Toda vez que Spencer questionou Toby sobre o paradeiro de Jenna OU ele disse que ela estava em tal lugar OU ele falou que não sabia. Como nenhuma vez a gente soube onde Jenna estava, nos perguntamos: será que Toby e Jenna são tão inimigos assim? O que poderia acontecer de tão grave com Spencer e Toby caso ela continuasse cavando o que já estava enterrado? Toby não sabia mesmo onde Jenna estava? Quais são os objetivos/motivações de Jenna e Toby?
Resumindo: Segundo Jenna, Ali temia Spencer, que se aliou a Toby, inicialmente, contra Jenna. Spencer, além de ter medo de Jenna revelar a verdade sobre a Jenna Thing, tinha medo de Jenna porquê ela sabia dos problemas dela com Ali. Toby escolheu Spencer por dois motivos: ela ameaçava Ali e não fez nada para defender Toby das ameaças de Ali sobre a Jenna Thing.
Para finalizar as suspeitas de que Jenna sabe demais sobre Spencer, muito tempo depois de todas essas confusões que comentamos, Jenna fez uma insinuação muito curiosa no 3x09, durante o jogo da verdade. Na rodada entre Jenna e Spencer, Spencer quer saber por quê Jenna mentiu sobre aquela noite e onde Jenna encontrou Emily. Jenna ironiza Spencer dizendo que é engraçado Spencer exigir que ela explique como encontrou Emily sendo que ela própria - Spencer - descobriu super rápido onde Emily estava. Pausa para a troca de olhares de Jenna com CeCe:
Outra curiosidade que já comentamos são as observações da polícia sobre Spencer no mural de Wilden, que se referem aos problemas dela com Ali. Como a polícia sabe disso?
Sobre Spencer, Garrett e Jenna
No 3x13, Garrett abordou Spencer no GT e falou que fez tudo que fez para protegê-la. Essa confissão resultou em duas perguntas que fazemos com frequência: por quê Garrett fingiu que matou Ali e por quê ele quis proteger Spencer?
A primeira resposta segue a linha do óbvio: Garrett fingiu matar Ali porque era isso que Jenna queria e esse óbvio pára por aqui. O que Garrett ia fazer para manter a farsa de que Ali morreu? Esse assunto rende muito, mas para não perder o foco do post, a dúvida principal é: por quê Garrett quis proteger Spencer?
Poderíamos dizer que Garrett falou isso da boca pra fora, não fossem algumas situações em que Garrett realmente se mostrou do lado de Spencer.
No 1x19, Garrett era um dos policiais que levou as coisas de Spencer para a delegacia. No 1x21, Spencer acusa Garrett de ser um traidor e ele rebate, dizendo que ele está empenhado em limpar o nome dela. No final do episódio, Garrett baixa no apartamento de Ezra que, no 1x22, fala para Aria que Garrett fez algumas perguntas sobre Spencer. No 2x01, depois que a polícia revira a igreja e não encontra Ian, Garrett leva as meninas para a delegacia. No caminho, Garrett estaciona em um beco e pede que as meninas não falem nada sobre a chantagem que fizeram com Ian - 1x22. No 2x05, depois de Ian ser encontrado morto, Garrett avisa as meninas que Ian estava morto, pelo menos, há uma semana, comentando que as mensagens que Spencer trocou pelo telefone não foram com ele. No 2x07, Garrett tranquiliza Spencer afirmando que a confissão de Ian encerrou o caso Ali. Durante a conversa, Spencer recebe a mensagem de Aria avisando que Garrett não é de confiança. Aria descobriu o envolvimento de Garrett com Jenna quando Mike foi preso roubando coisas das casas dos vizinhos. Aria reconheceu um vaso de cerâmica que Jenna fez numa aula junto com ela e perguntou se Mike roubou a casa de Jenna. Mike nega, informando que o vaso foi roubado da casa de Garrett. A revelação azedou a relação das meninas com Garrett.
Essa é uma das tramas que a série pode confirmar, como pode negar, pelo seguinte motivo: Garrett estava com Jenna. A descoberta do envolvimento de Jenna com Garrett coincide com a volta de Jason para Rosewood, motivo que mudou o rumo da história. No 2x08, Garrett fala para Jenna que Spencer anda fazendo muitas perguntas sobre a morte de Alison. Jenna sentencia que eles precisam resolver esse problema. Como Garrett e Jenna se envolveram na morte de Ali, a suposta proteção com Spencer pode ser verdadeira ou falsa. Ao mesmo tempo em que Garrett queria proteger Spencer, ele queria estar perto dela para saber o que as meninas sabiam.
O 2x08 encerra as intenções de Garrett quanto a proteger Spencer e inicia a fase em que Jenna e Garrett se mostram preocupados em serem desmascarados por causa da Jason Thing, que foi o bilhete que os dois colocaram no bolso de Jason para incriminá-lo pela morte de Ali. Do 2x08 até o 2x25, Garrett ficou como inimigo oficial das meninas. Nesse meio tempo, Garrett se envolveu com Melissa/ Jenna ficou com a page 5/ Jenna, com a page 5 em mãos, passou a ignorar Garrett, que foi preso após Jenna entregar a página para a polícia.
Falamos que as intenções de Garrett podem ser tão verdadeiras quanto falsas por causa do 3x13 e da decisão de Veronica em ser sua advogada. Spencer começou a terceira temporada visitando Garrett na prisão. Durante essas visitas, Garrett deu indiretas de que sabia quem roubou os restos de Ali e alertou Spencer que ela estava sendo enganada por pessoas próximas a ela. Spencer desafiou Garrett, dizendo que se ele era tão inocente quanto dizia, que ele falasse de uma vez tudo que sabia. Garrett se negou e se comprometeu a ajudar Spencer se Veronica assumisse o caso. Veronica aceitou defender Garrett e justificou a decisão com uma desculpa esfarrapada. Segundo Veronica, todos mereciam uma defesa decente e ela sabia muito bem como era a sensação de ter uma filha inocente acusada de cometer uma barbaridade. Acabou que a atitude de Veronica teve como justificativa oficial a chantagem que Melissa diz ter sido vítima, que é a história da Black Swan. Melissa também omitiu/mentiu para a polícia no depoimento sobre a noite em que Ali desapareceu e caso ela não se fantasiasse de BS, a polícia saberia a verdade.
Outro palpite para acreditar que Garrett falou a verdade é que ele sabia dos problemas de Spencer com Ali e que esses problemas fariam de Spencer suspeita. Esse palpite reforça outro palpite que já comentamos, que falava que Garrett e Ali se davam bem. Considerando esses dois palpites, a coisa fica mais complicada: se Garrett era amigo de Ali e Spencer ameaçava Ali, por qual motivo ele protegeu as duas?
Outro palpite para acreditar que Garrett falou a verdade é que ele sabia dos problemas de Spencer com Ali e que esses problemas fariam de Spencer suspeita. Esse palpite reforça outro palpite que já comentamos, que falava que Garrett e Ali se davam bem. Considerando esses dois palpites, a coisa fica mais complicada: se Garrett era amigo de Ali e Spencer ameaçava Ali, por qual motivo ele protegeu as duas?
Resumindo: a primeira coisa que precisa ser esclarecida é o motivo de Garrett ter fingido matar Ali. Não que as outras dúvidas não sejam importantes, mas essa é a principal. Depois, precisamos saber se Garrett falou a verdade quanto a proteger Spencer e por qual motivo ele fez isso, além do verdadeiro motivo que fez Veronica defender Garrett.
A primeira parte do post termina aqui. A parte II vai falar sobre Melissa, Ian, Jason, April Rose - lembram da história da tornozeleira? - e mais sobre Garrett e SpencervsJenna. Também vamos falar sobre Spencer não matou Ali/ Spencer desenterrou Ali.
Bem defendido seu ponto de vista, adoreiiii!!!!
ResponderExcluirQue bom que gostou do post Nikelly. Esse assunto volta com tudo na reta final da 4B. Bjs
Excluir