expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

sábado, 17 de janeiro de 2015

Comentário 5x15 - Fresh Meat

Faz muito tempo que não ficamos empolgados com um episódio a ponto de falarmos que nos sentimos na segunda temporada. A última vez que nos sentimos assim foi no 4x10 - The Mirror Has Three Faces, quando o contexto da série ainda nos permitia essa sensação. Fresh Meat chegou perto. Parece que agora a quinta temporada está entrando nos eixos, dando sequência as tramas em vez de criar novas questões, e (re)promovendo pequenas novidades que fazem toda a diferença. Finalmente, as meninas começaram a interagir de verdade com os namorados umas das outras; Ezra inclusive. Fresh Meat lembrou a segunda temporada, quando as meninas se desdobravam para -A não arruiná-las individualmente e em grupo. Finalmente, novos ares. Só nós queremos mais cenas em lugares creepies como o que o pai de Holbrook mora?

O episódio começa com Toby policial no presídio feminino em Chester, para onde Alison foi transferida. Toby entrega um envelope de Tanner para uma funcionária do presídio e, em seguida, visita Alison. Marchando pelos corredores do presídio, vemos a calça e as botas pretas de Toby antes de ver seu rosto. Uma das cenas mais clássicas entre as cenas clássicas de -A, o close na calça com botas pretas foi usado para marcar o que podemos considerar oficialmente como a primeira conversa de Toby com Alison desde que ela voltou para Rosewood. Os dois estiveram no mesmo lugar no 5x05, mas não conversaram e nem estavam sozinhos. Com alguns hematomas no braço, algemada e sentada em um banco no meio do corredor, Alison fala para Toby que as meninas precisam parar de ignorá-la e ir visitá-la. Toby nota os hematomas no braço de Alison, avisa que as meninas não tem interesse em vê-la, muito menos falarem com ela, e questiona o motivo dela ter sido transferida. Alison não responde, alegando que não deve satisfação à Toby. A única coisa que ele precisa fazer é convencer as meninas de que ela é inocente e que, assim como aconteceu com ela, logo mais elas serão vítimas de -A. Isso se -A não matá-las antes. Ciente de que Toby não vai engolir sua auto proclamada inocência, Alison faz questão de lembrá-lo como é a sensação de pagar por um crime que não cometeu. Toby não se intimida, deixando claro para Alison que não esqueceu a sensação de pagar por um crime que não cometeu, e aproveita para jogar na cara dela que, pior do que pagar por um crime que não cometeu, é ser condenado por falso testemunho. Em Rosewood, sabemos que palavras valem mais do que qualquer coisa como prova condenatória em um crime. Toby foi condenado pelas palavras de Alison, que foi condenada pelas palavras de Jason que, mais uma vez, começa uma fase B reacendendo seu alerta de suspeito. 

Jason começou a 3B grudado em Mona, para o espanto das meninas. Como justificativa, Jason disse para Emily que sua relação com Mona era de puro interesse. Jason foi para o lado de Mona na época em que os restos de Alison foram roubados. A aproximação de Jason com Mona, um tanto quanto inusitada, nos pegou de surpresa mas não foi tão difícil deduzir do que se tratava. Bem diferente de sua aproximação com Ashley. Por hora, não fazemos ideia do que Jason pretende; apesar de estar evidente que ele pretende alguma coisa. Ashley, solitária após a mudança de Hanna, novamente se envolve com uma rapaz mais novo. No comecinho da primeira temporada, para abafar o roubo de Hanna, Ashley foi para a cama com Wilden. O suborno proposto por Wilden era favorável para ambos. Levar Wilden para cama fez com que Ashley conseguisse retirar a queixa contra Hanna. Levar Ashley para cama fez com que Wilden tivesse acesso direto a intimidade de Hanna, uma das melhores amigas de Alison e caso policial pelo qual Wilden era obcecado. Levar Jason para cama foi a maneira que Ashley encontrou para reaprender a se divertir com sua própria companhia. Levar Ashley para cama foi a maneira que Jason encontrou de tê-la como aliada. Concordamos com Jason quanto a não querer que Ashley peça demissão. Concordamos com a justificativa dada por ele. Concordamos que ambos passam por momentos delicados e adoramos o choque causado nos minutos finais do episódio com a ousadia de Jason. Quem mais adorou a cara de espanto de Hanna ao vê-lo descendo as escadas? 

Não sabemos para que Jason quer usar Ashley, que fez uma revelação sobre um dos e-mails enviados pela sra. D. Não sabemos se aquela história de contrato vencido há três anos é verdade, mas sabemos que Jason não se dá/dava com os pais. O próprio Jason afirmou várias vezes que Alison sempre foi a filha preferida e que sua relação com o sr. D. nunca foi amigável. Não sabemos como era a relação de Jason com a sra. D., mas sabemos que a casa da família era pequena demais para os dois. A sra. D. disse isso para Emily quando voltou para Rosewood. Não sabemos onde Jason estava quando deveria estar na rehab, mas sabemos que a sra. D. sabe tudo que aconteceu na noite do celeiro. Desde o fim da 4A, desconfiamos que a sra. D. sempre soube que Alison estava viva e que mantinha contato com a filha. Sabemos que, depois de Holbrook confirmar que Alison estava viva, a sra. D. escreveu, mas não enviou, um e-mail dizendo que não poderia mais acobertar o destinatário. Para nós, a sra. D. sempre acobertou Alison e reconstruiu o quarto da filha para a própria usá-lo. Não temos como afirmar que o e-mail era para Alison, mas temos motivos de sobra para acreditar que mãe e filha mantinham contato. Se a sra. D. mantinha contato com a filha morta, por que não manter contato com o filho vivo? Ashley falou para Jason que viu um e-mail que Jessica escreveu para ele há uns três meses. Ashley não mencionou o conteúdo do e-mail, assim como Jason não demonstrou qualquer interesse pelo assunto, fingindo não ter ouvido o que Ashley falou. Ashley conviveu com a sra. D. durante um período bem conturbado da vida dela - Jessica - envolvendo divórcio, a rehab fake de Jason, a compra de roupas para CeCe, prisão de CeCe e reabertura do caso Alison. Ashley, que já sabia de muita coisa, com certeza ficou sabendo de muito mais. Talvez seja esse o motivo da aproximação de Jason. Segredos de sua família, que foram levados para o túmulo, não podem cair na boca de qualquer um. Falando em família, e para encerrar o assunto DiLaurentis, não lembramos de uma coisa. O sr. D. sabe que Jason não é seu filho? Ele não ficou sabendo que Alison foi presa? 

Na escola, Toby conta para as meninas como foi a conversa com Alison, o que é motivo de discussão entre elas. Discussão interrompida pelo sinal, assim como toda boa discussão deve ser. Hanna deixa todas boquiabertas ao soltar, sem querer, que já beijou Holbrook. Para Hanna, Holbrook não é má pessoa. Seu único defeito é que ele beija mal. Holbrook não é o único com esse defeito. Segundo Mona, Caleb também não era dos melhores. 

Hanna foi conhecer o campus da Ballard enquanto Aria continua sendo rejeitada pelas universidades, Spencer curte um raro momento sem pressão e Emily se descontrola, relutando em aceitar o fim do seu namoro com Pig. Neurótica, e desesperada para juntar dinheiro para ir para California, Emily protagonizou os melhores momentos do episódio. Se alguém tinha dúvida de que Mona não estava sendo irônica quando chamou Emily de ingrata por não reconhecer que ela se tornou uma pessoa mais forte com sua ajuda, o 5x15 esteve aí para provar que Emily tem a força sim. Não foi a primeira vez que Emily passou por cima de si mesma e tomou medidas desesperadas, assim como não é a primeira vez que Emily é ignorada por uma namorada. Maya fez Em sofrer semanas antes de morrer justamente por não atender o telefone e deixar Emily no vácuo. Paige, que na época consolou Em dizendo que as atitudes de Maya apenas mostravam o tipo de pessoa que ela era, está agindo do mesmo jeito. Sabemos que Maya passou uma temporada off por causa da maconha e por saber demais; diferente de Pigskin, que esqueceu tudo que prometeu para Emily e, mais uma vez usando a vontade dos pais como desculpa, foi embora para a Califórnia. Paige se mandou após a morte de Mona, o que só colabora para continuarmos desconfiando dela e lamentando por Em que, definitivamente, não tem sorte no amor. 

O fim do namoro com Paige deixou Emily pilhada, se oferecendo para ser a chef de cozinha do Brew, agora um café-livraria. No Comentário do 5x14, dissemos que Ezra ser o dono do Brew era suspeito por não ter a ver com sua área profissional, o que foi um erro nosso. No 5x14, Ezra fala para Aria que o Brew vai ser uma livraria, por isso passava pela reforma. Não que Ezra tenha ficado menos suspeito com isso; a correção é quanto a área de atuação. Ser dono de livraria tem a ver com Ezra que, mais uma vez, está entre Aria e uma de suas ex namoradas. Aria escondeu de Ezra que está sendo rejeitada por todas as universidades em que se inscreveu. Ezra, que já usou o mesmo discurso com Spencer e Emily, disse que Aria tem potencial, que existem mil faculdades, blábláblá e que Jackie Molina está trabalhando na Talmadge, uma das universidades que rejeitou Aria. Segundo Ezra, Jackie fazer parte da equipe de admissão tem ligação direta com a rejeição de Aria. Ezra se desculpou por, mais uma vez, Aria ser prejudicada por um problema do seu passado. Sabemos que Jackie nunca foi com a cara de Aria, e vice versa, mas não sabíamos que ela odiava Ezra. Não foi essa impressão que Jackie passou quando a conhecemos. Concordamos com Aria que não é fácil escrever uma carta sobre seus anos na escola, por causa da atípica adolescência compartilhada entre ela e as meninas. Spencer e Emily fizeram a mesma reclamação. Como última tentativa de ser aceita, e depois de saber sobre Jackie, Aria escreve outra carta para a Talmadge esculachando Ezra. A estratégia de Aria, condenada por Emily, deu certo. Antes de saber que foi bem sucedida ao ser franca quanto aos danos causados pelo seu envolvimento com o Mr. Wrong, Aria vai atrás de Jackie temendo que ela mostre a carta para Ezra. Para sorte de Aria, Jackie também ter sido feita de palhaça por Ezra garantiu sua aprovação na Talmadge. O reencontro de poucos minutos entre Aria e Jackie (O que você está fazendo aqui? Você não mora na Filadélfia?) foi curto, grosso e o quesito que faltava para Aria ter as qualificações atrativas para a universidade. Durante a inauguração do Brew, Aria recebe uma mensagem de -Jackie anunciando que ela está aprovada. Aria conta para Emily, que pergunta se ela vai contar para Ezra. Aria diz que não naquela noite. Não é a primeira vez que Aria se encontra às escondidas com uma ex de Ezra. O mesmo aconteceu com Maggie. Aria já conhecia Jackie, que afirmou que seu segredo está seguro comigo. O segredo é a carta falando mal de Ezra, cujo um dos trechos Aria encontrou no marcador de páginas em um livro no Brew. Lembrando de como Ezra santinho reagiu na época de Maggie, estamos esperando a conversa entre os dois quando ele ficar sabendo da carta e falar que sente muito por ter estragado o futuro de Aria, com toda a calma -amor, paciência e bondade - do mundo. 

A movimentação causada pela reestreia do Brew nos apresentou Talia, uma chef de cozinha contratada por Ezra para evitar o desastre que teria sido provocado por Emily, e Johnny Raymond, um arquiteto amigo dos Hastings que, apesar de não termos entendido qual a relação de Veronica com quem estava no hospital com o aluguel do celeiro, já adoramos por ter irritado Spencer - porque alguém foi enterrado lá. Não é a primeira vez que o celeiro dos Hastings serve de moradia para rapazes um pouco mais velhos que Spencer e que, pelo que também parece ser o caso de Johnny, estão ligados a Melissa. Wren e Ian já passaram por lá. Não é a primeira vez que alguém fala para Aria que ela é uma boa mentirosa. As meninas já elegerem Aria como a que sabe mentir melhor. Holbrook, sem cerimônias, disse que não confia nela e Johnny, meio perturbadinho com a qualidade de seu trabalho, pediu a opinião de Aria e não acreditou no que ouviu. Não sabemos como vai ser a trama de Johnny, mas sabemos que o fato de alguém ter sido enterrado no celeiro não foi motivo para ele desistir de alugar o lugar. 

Não sabemos se Johnny sabe que uma pessoa ter sido enterrada perto do celeiro é só mais um entre tantos mistérios que foram enterrados e desenterrados dessa parte de Rosewood. Dando um tempo de objetos e pessoas enterradas entre as propriedades dos D. e dos Hastings, Toby, durante uma busca policial nos arredores da casa dos Vanderwaal, encontrou uma faca suja de sangue embaixo de umas folhas. Sem saber o que fazer ao ver a faca, Toby congelou durante a busca liderada por Tanner. O motivo do espanto de Toby foi porque a faca é de seu pai. Toby não faz ideia de como a faca foi parar ensanguentada no meio das folhas nos arredores dos Vanderwaal. Temendo que suas digitais, ou de alguém da sua família, fossem encontradas na faca, Toby preferiu fingir que não encontrou nada. Diante da primeira situação em seu trabalho que o deixou entre a ética profissional e a pessoal, Toby contou para Spencer e Caleb sobre a faca; possível arma do crime no caso Mona. 

Não é a primeira vez que Toby encontra uma possível arma de um crime enterrada num quintal. Quando Peter contratou Toby para dar um jeito no matagal no quintal dos Hastings, ele encontrou um pedaço do taco de hóquei que Garrett usou para espancar a árvore e enganar Jenna que espancava Alison. Toby mostrou o taco para Peter, que fez um escândalo, e, sem explicar o motivo de seu nervosismo para Spencer, queimou o taco na lareira, ordenando que Spencer esquecesse o assunto. Peter decidiu que o melhor a fazer era dar fim no taco - pela segunda vez - para evitar mais problemas envolvendo sua família. Peter pediu para Toby não contar sobre o taco para Spencer. Claro que Toby contou. Toby contou sobre a faca para Spencer e Caleb e os três, depois de baterem boca, decidiram que iam fingir que a faca nunca existiu. Claro que o acordo não foi cumprido. 

Encontrada logo no começo do episódio, a faca foi responsável pela maior parte dos motivos que nos fizeram reviver sensação segunda temporada e que recriou algumas situações de outras temporadas. Não é a primeira vez que Spencer e Toby se envolvem com objetos ensaguentados e possíveis armas do crime. Lembram da tornozeleira e do troféu do Ian? Do taco de hóquei, do casaco de Toby, da pulseira da Jenna Thing e da pá? Spencer e Toby já foram acusados e absolvidos pelo assassinato da mesma pessoa - Alison. Sabíamos que Caleb era bem vida lok antes de começar a namorar Hanna e tomar jeito, mas seu discurso para que Toby esquecesse a faca não nos convenceu. 

A discórdia instaurada pela faca foi porque Spencer e Caleb, que morou na cabana da madrasta de Toby, acharam que Toby deveria esquecer que viu a faca. Toby, por sua vez, não sabia o que fazer por ter que escolher entre agir como Toby policial ou Toby Cavanaugh, namorado de Spencer e amigo de Caleb. A indecisão de Toby quanto a faca fez com que ele agisse de maneira contraditória. Toby falou para Spencer que ia ser policial para ajudar as meninas a encontrarem respostas para perguntas que os policiais incompetentes de Rosewood não eram capazes de responder. Entendemos que Toby entrou para a polícia para ajudar as meninas. Será mesmo? Nunca deixamos de desconfiar de Toby e, agora, com a faca, temos mais motivos para questionar suas atitudes. Spencer queria que a faca fosse esquecida porque representava uma possível evidência que contaria a favor de Alison. Se bem que, na cidade em que as palavras são evidências concretas, bastava alguém falar para a polícia que a faca era dos Cavanaugh que a família inteira seria presa. Se Toby realmente entrou para a polícia para ajudar as meninas, ele não deveria ficar tão abalado com a faca. Além de que, independente de quem fosse a faca, a polícia encontraria digitais de metade da cidade; menos do assassino. Pensando por esse lado, o correto seria dar fim na faca. Assim como pensando igual a Toby. Se ele estava com medo que a faca estivesse com as digitais de sua família, o correto a fazer também seria dar fim na faca. Para finalizar a primeira crise contraditória de consciência moral-trabalhista, não entendemos o que Toby quis dizer ao berrar em frente ao Brew que Spencer sabe que ele não pode falar certas coisas em voz alta. Não pode por que? Não é a primeira vez que Toby acha melhor fechar a boca. Quando Peter propôs que ele e seu pai assinassem o acordo para nunca mais tocar no nome de Marion, Toby disse para Spencer que o melhor a fazer era deixar a morte da mãe quieta, porque se começassem a revirar o caso, o passado de Marion viria à tona com informações não muito agradáveis sobre ela. O que Marion fez? Conclusão sobre Toby e a faca. Não conseguimos pensar outra coisa a não ser que Toby entrou para a polícia com interesses particulares. A faca é a primeira evidência dessa conclusão, apesar de não ser a primeira vez que Toby radicaliza ao tomar uma decisão usando Spencer como justificativa. Sua passagem pelo time é o exemplo máximo dessa situação. 

Caleb foi outro que caiu em contradição dando chilique por causa da faca. Sabemos que Caleb era um marginal, não parou em nenhum orfanato, teve passagem pela polícia e toda aquela ladainha. Sabemos que Caleb morou na cabana dos Cavanaugh e que suas digitais poderiam estar na faca. Apoiamos Caleb em sumir com a faca por esse motivo e apenas esse. Caleb não convenceu discursando sobre a criança idiota que foi. Primeiro porque a confusão em que ele se meteu não foi nenhuma novidade. Segundo, porque Caleb mentiu quando falou que, se fosse acusado de homicídio mais uma vez, não teria ninguém para ajudá-lo. Pelo que entendemos, Caleb não tem ninguém que possa contar para ampará-lo judicialmente. Caleb disse que se livrou da primeira acusação graças a um policial que percebeu que ele não passava de uma criança idiota. Na primeira acusação, o policial ajudou Caleb. Ok. Caso fosse acusado pela segunda vez, Caleb estaria ferrado porque ele não é mais criança, muito menos idiota. Que história é essa que Caleb não tem ninguém? Ele não acabou de ganhar um apartamento da mãe? Caleb não se entendeu com Jamie, seu tio-pai? Como que Caleb não tem ninguém no mundo? Não é a primeira vez que Caleb trama com as meninas em segredo. Caleb concordou em continuar decodificando o celular de -A após Hanna decretar que ele estava proibido de extrair qualquer coisa do telefone. Com o telefone de -A, Caleb ajudou as meninas escondido de Hanna. Com a faca, Caleb recebeu a ajuda de Spencer escondido de Toby. A única sensata nesse salseiro causado pela faca foi Spencer. Não é a primeira vez que Caleb arma planos próprios contra -A. Caleb ajudou as meninas na tentativa de derrubarem -A no cemitério na noite do farol. Caleb fechando o zíper do casaco preto foi outra das cenas clássicas entre as clássicas de -A. Caleb é um dos nossos suspeitos de terem matado Mona e a faca colaborou para que ele continue na lista. Ladainhas a parte, amamos e queremos mais SPALEB - e Caleb no forninho - apesar de não entendermos duas coisas. 1 - O que Spencer foi fazer nos corredores da escola? O que/quem ela estava procurando sendo que tudo que eles precisavam para exterminar a faca estava naquela sala? 2 - Por que Caleb contou para Hanna sobre a faca? Caleb omitiu parte do seu passado para Hanna. Se omitiu, foi porque não queria que ela soubesse. A justificativa das digitais seria suficiente para Hanna entender a decisão de Caleb de dar fim na faca. Claro que Caleb contou para Hanna de propósito, apesar de não sabermos exatamente o que ele queria com isso. 

Fomos só nós que achamos que a amiga de Hanna da Ballard lembra Mona nerd? Não é a primeira vez que Hanna chega em uma universidade para fazer A e termina fazendo Z. Não é a primeira vez que Hanna age por conta própria e surpreende com suas decisões. Não é a primeira vez que vimos trailers, velhos creepies, um menininho creepy - Seth, baby, ainda é nossa favorito. Não é a primeira vez que Hanna é confundida com Alison. O pai de Holbrook conhece Alison, o que confirma que Alison e Holbrook são conhecidos de longa data. Quem conhece Alison, conhece CeCe. A ligação de Alison com Holbrook fez a gente lembrar de CeCe na cabana dos Kahn com Aria e Spencer. CeCe incentivou as meninas a beberem e se divertirem porque já tinha visto policiais fazerem muito pior ali. Será que CeCe estava falando de Holbrook? Hanna estava, quando foi visitar Alison, que não questionou o motivo da ex amiga ter citado o policial. Exausta, Hanna sentencia que chegou a hora de Alison desistir. Exausta, Alison não entende como as meninas continuam achando que ela é -A e surpreende ao falar para Hanna que estava com Cyrus quando Mona morreu. Cy ameaçou expor o acordo entre eles caso Alison não o encontrasse. Irredutível, Hanna deixou Alison falando sozinha a ponto de ignorar completamente a história com Cy. 

Finalizando o episódio, Alison atrás das grades pega uma roupa limpa com um bilhetinho no bolso avisando que, em breve, ela verá suas amigas. O bilhete sem assinatura, a indecifrável reação de Alison ao lê-lo e não termos visto ninguém trancando Caleb no forno colabora para acreditarmos que o assassino de Mona pode não ser -A. 

Fresh Meat despertou uma nostalgia segunda temporada pelo ritmo do episódio ao mesmo tempo que fez referências a cenas de outras temporadas, como observado pela Tamires em seu comentário nesse post. Fresh Meat recriou situações de outros episódios com os mesmos personagens; situações que foram importantes na época da primeira exibição e que mantiveram essa importância ao serem recriadas. Fresh Meat merece elogios por ter sido um episódio que nos fez acreditar que PLL ainda vale a pena; nem que seja por mais uma semana.

Um comentário:

  1. Não é a primeira vez que eu leio um dos posts e gosto tanto.... kkkkkkkkk sério, quantos "não é a primeira vez"! Eu mesmo tinha me esquecido de tanta coisa, do jeito que a série tá. O episódio foi muito bom, mas me deu mais motivo pra rir do que o primeiro: Caleb com medo da faca mas pega nela SEM USAR NADA! Spencer andando pela escola pra chegar em uma janela??? Emily tentando cozinhar e se dando mal, a estória mal contada de Caleb.... e Spencer se livrando da faca! SE LIVRANDO! Quanto tempo cês acham que vai levar pra A começar a atormentar por isso? Não dou duas semanas. Hanna surpreendeu sem dúvida, mas ir pra lá sozinha... e é claro a estupidez de Aria em escrever aquilo com A a solta! Sério, às vezes essas garotas realmente merecem se lascar....

    ResponderExcluir