expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' oncontextmenu='return false' ondragstart='return false' onkeydown='return checartecla(event)' onselectstart='return false'>

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Review 3x12 The Lady Killer

Anunciado com grande estardalhaço, The Betrayal foi o grande acontecimento da Summer Finale. De todas as pessoas que estavam na lista de aposta, Paige foi apontada como a mais provável traidora. A affair de Emily voltou, foi a festa de Jenna e deu um certo vexame por causa da droga que tinha no frasco de Emily. Isso deixou as duas em uma situação meio delicada, ainda mais quando Paige contou que esteve com Emily naquela noite. Mas logo elas se acertaram e Emily voltou a sorrir.

PigSkin já sentia algo por Emily há muito tempo e, por causa disso, se envolveu em uma briga com Ali. CeCe contou para Spencer da inimizade entre as duas, Emily ignorou a preocupação da amiga e, para piorar, as meninas encontraram o brinco que estava no caixão de Ali dentro da bolsa de Paige.

Como se tudo o que elas sabiam não fosse o bastante, Jenna aconselha Emily a tomar muito cuidado com quem ela estava andando.

O episódio começa com Hanna, Spencer e Aria isoladas da cena de um crime por uma faixa amarela. Do outro lado Paige, com um ar atordoado, conversa com os policiais e Emily confirma que conhecia as duas pessoas que estavam sob os cuidados do resgate. 

Com a chegada do julgamento de Garrett e pelo clima desconfortável com as amigas, Emily aceita o convite de Nate para passar o final de semana em uma cabana na Pedra do Farol. As outras Liars recebem uma mensagem de -A marcando um encontro no túmulo de Ali para que elas devolvessem a bolsa de Maya. Caso contrário, algo de ruim aconteceria com Emily. Dessa vez, as meninas contaram com a ajuda de Caleb no plano contra -A.

Na cabana, Emily recebe uma ligação de uma voz misteriosa dizendo que ela tinha um minuto para sair de lá. Preocupada, ela mexe na mala de Nate e acha uma carta escrita por Maya e que ela deveria ter recebido. Nate retorna e Emily dá a desculpa que precisa de um pouco de ar fresco e sai sozinha para a floresta.

Mas logo Nate a surpreende e começa a revelar suas verdadeiras intenções. Como já suspeitávamos, ele não era primo de Maya mas sim o namorado que ficou obcecado por ela. Por ter sido trocado por Emily, Lindon James (seu verdadeiro nome) quer vingança e para isso vai matar Paige na frente de Emily para que ela sofra tanto quanto ele sofreu. Amordaçada, Paige está trancafiada em um armário aguardando James concluir sua vingança. 

Enquanto isso as outras Liars aguardam a chegada de -A no cemitério. Caleb está escondido para ajudá-las mas logo desconfia que Paige nunca mandou mensagem nenhuma para elas e toma outra direção. As meninas ficam preocupadas com Emily e vão até a cabana.

Nate ouve as meninas chegando, se descuida e Emily consegue fugir. Quando as Liars entram na cabana, não encontram ninguém. Emily vai até o farol, Nate a encontra, os dois travam uma luta corporal, que termina com Nate esfaqueado no chão. De repente Caleb surge, deixa a arma em cima de uma mesa e abraça Emily.

Do lado de fora do farol, ouvimos o barulho de um tiro. Em seguida, vemos a primeira cena do episódio, com a chegada da polícia e do resgate. Emily está aflita porque Caleb levou um tiro, Nate está morto e as meninas desesperadas porque não sabem de nada.

Essa ideia de mostrar as 48 horas que antecederam esse fim trágico fez com o episódio mantivesse um clima de tensão por mais de trinta minutos. Paige ameaça Spencer se ela continuar se intrometendo na relação dela com Emily. Caleb aparece com uma arma na casa de Hanna e deixa dúvidas da sua real intenção, apesar de ter falado que queria justiça pelo acidente de carro que -A envolveu sua mãe. Também iríamos saber quem matou Maya e, claro, o traidor.

O próprio nome do episódio tem duplo sentido: O Assassino da Dama ou seria a Dama Assassina? A "dama" morta é Maya mas quem é a dama assassina?

Paralelo a esse conflito Liars vs Paige, acontece umas das melhores cenas do episódio: a triunfal saída de Mona vestida de enfermeira do Radley. Em ritmo de rock´n´roll, ela sai do sanatório direto para o covil do ATeam. E como prometido, dois encapuzados em uma mesma cena. 

E no meio de tanta tensão, Toby retornou para dar conforto a Spencer e levá-la para a cama. 

Essa finale parece ter sido feita seguindo a mesma linha dos episódio anteriores: criar e resolver os problemas dentro de um único episódio. Se possível, dar uma resposta. E deixar muitas dúvidas no ar.

Apesar de um dos escritores ter afirmado que "definitivamente Nate matou Maya", isso não ficou explícito. Momento nenhum Nate confessou o crime, mas depois de revelar sua verdadeira personalidade isso não é algo impossível. As falas de Mona no final, quando volta para o Radley, dão a entender que, se ela soubesse que Nate teria esse surto, ela não precisaria ter saído de lá. A intenção do ATeam era colocar o celular de Maya na bolsa de Paige para que ela fosse incriminada e Garrett inocentado. 

Mas com a conversa que Nate teve com Emily, e pelo que ele pretendia fazer com Paige, a polícia o considerou culpado e Garrett foi solto. No hospital, as meninas recebem uma ligação de -A falando que deve uma para Emily no exato momento em que Veronica anuncia que seu cliente foi inocentado. Garrett lança um risinho sínico e as meninas ficam sem reação. Por causa dessa cena, eu acho que o ATeam matou Maya.

Há também a dúvida do que aconteceu no farol após a chegada de Caleb. Emily esfaqueou Nate sem querer, mas será que uma única facada na barriga poderia causar sua morte? Caleb levou um tiro, mas não sabemos quem foi o autor do disparo. 

Quando o policial faz perguntas para Emily, ela diz que precisa das amigas no momento e seu olhar para Hanna  deixou dúvida se ela estava triste porque o namorado da amiga ficou ferido ou  porque tinha algo (não muito legal) para contar.

Claro que a grande cena foi a última, em que Toby se revela como o traidor. No último minuto do episódio, após acompanhar Mona até o Radley, ele se vira para a câmera e se confirma como membro do ATeam. Se a proposta foi chocar todo mundo com essa revelação, com toda certeza eles conseguiram. Toby como -A já tinha aparecido encapuzado em uma cena e deixar a revelação de quem seria o traidor para o último minuto e não sendo desmascarado, mas sim agindo, foi sensacional. Ainda mais essa revelação ter acontecido algumas horas depois Toby e Spencer terem ido para a cama pela primeira vez.



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pretty Dirty Secrets





Após o anuncio de um hiatus de quase quatro meses, a ABC não nos deixou na mão e lançou a web série Pretty Dirty Secrets.

Como um aquecimento para o episódio de Halloween, vamos ver alguns personagens na loja de fantasia em que Ali conheceu Jenna e recebeu a primeira mensagem via celular de -A.

Pistas e uma nova personagem prometem nos deixar preparados para embarcar na Dark Ride do 3x13. No preview, divulgado após a summer finale, ouvimos -A ligando para reservar sua fantasia.


Novos personagens

Rosewood ficou pequena nessa nova temporada. Novos personagens chegaram. Embora os novos moradores da cidade não tenham aparecido com frequência, pelo pouco que vimos deu para ter uma noção do que cada um veio causar.


Nate/James Lindon: de todos os novos personagens, foi o que mais teve destaque. Chegou se apresentando como primo da Maya, foi seduzido e depois esnobado por Jenna e fingiu se apaixonar por Emily. Como já desconfiávamos, ele não era primo da Maya mas sim o namorado que ela teve que se tornou obcecado por ela. Mas como Maya estava apaixonada por Emily e não teve vida longa, sobrou para Emily pagar o pato. Assassinado no 3x12, movimentou a trama e deixou a dúvida se realmente matou Maya.



Diane Fitzgerald: a sofisticada mãe de Ezra veio atrás do filho que renega a família e esnoba sua fortuna. Não foi nem um pouco com a cara de Aria e deixou bem claro que não pode controlar seu filho mais velho mas não vai deixar nenhuma namorada arruinar sua vida.



Wesley Fitzgerald: irmão mais novo de Ezra. Já chegou dando com a língua nos dentes e revelando a personalidade controladora de sua mãe e os segredos do irmão. Tive a impressão que está interessado em Aria.



Ted: o pastor que engatou um relacionamento com Ashely, por enquanto, veio para viver um affair com a mãe de Hanna.



Eric Kahn: deu o ar da graça em uma de suas famosas festas. Por enquanto foi apenas isso.



Maggie: ex-namorada de Ezra, cedeu ao suborno de Diane e se afastou de Ezra. Mas não cumpriu o acordo e teve o filho. Pelo que pareceu, o menino é o filho que ela não deveria ter tido.



Zack: dono do café e novo affair de Ella. Será só isso mesmo?



Laurel: adorei a excêntrica fotógrafa. Gostaria que ela aparecesse mais vezes. 



E por último CeCe Drake. Se não temos muitas cenas de Ali, nada melhor do que ter de volta a Rosewood a responsável por ter ensinado tudo a Ali D. Disparado, é a minha favorita. Ex de Jason, chegou para trabalhar em uma boutique e sabe muita coisa sobre as Liars. E, claro, se ensinou tudo a Ali, esconde muitos segredos. E já chegou dando seu recado e o lema de Ali: você sempre se sai melhor com uma boa mentira!



domingo, 2 de setembro de 2012

Opinião Terceira Temporada/Summer Season

Após a exibição de Unmasked(19/03), quem é que não quis acordar no dia 05 de junho, data da estréia da terceira temporada

Após quase três meses de espera, uma surpresa: os primeiros dez minutos de It Happened That Night liberados. Como já havia sido informado em um spoiler, o primeiro episódio da terceira temporada ia se concentrar em uma nova Jenna Thing. Com o preview do episódio, ficamos sabendo que um novo segredo iria deixar as Liars nas mãos de -A. Abriram o túmulo de Alison e roubaram seu cadáver. E na frente da cova, Emily com uma pá. Seguindo os moldes do Pilot, as meninas estavam em uma festa do pijama, bebendo, comentando sobre o que fizeram nas férias e prontas para celebrar o senior year. Após dormirem, Aria dá pela falta de Emily, Spencer reproduz seu "She´s gonne" e logo descobrem que Emily foi parar no cemitério e está diante da cova vazia de Ali. Como Mona já havia revelado, um ATeam não vai dar paz as meninas tão cedo.


Logo ficou evidente que Emily não se lembrava de nada e com certeza o que realmente aconteceu só será revelado na season finale (assim espero).

Mas a terceira temporada deixou muito a desejar. Adotou um novo ritmo, lento e, muitas vezes, decepcionante. Estávamos acostumados com um -A onipresente, ameaçando revelar segredos de cada uma das meninas e as obrigando a se envolver em outros segredos para que pudessem preservar seu pretty dirty secrets. -A não dava trégua. Utilizando todos os recursos possíveis para provar que estava em constante observação da vida de cada uma delas, não deixou que as meninas descansassem um único minuto.

Esse ritmo alucinante, confesso, foi o responsável pelo meu vício na série. 

Mas o que aconteceu com -A após Mona parar no Radley? Se antes o desespero para ver o próximo episódio era para saber como as Liars iam lutar contra tudo e todos para preservar seus segredos e dar um fim nas ameças atordoantes, nessa nova temporada arrisco dizer que o ânimo para o próximo episódio era para ver se seria melhor.

Como disse -A em sua primeira mensagem pós-Mona: "Mona brincava com bonecas. Eu brinco com partes do corpo." e parece que Marlene King & Cia resolveram brincar com a gente de quente ou frio. Salvo Crazy e The Kahn Game, os episódios 01 ao 09 foram um banho de água fria, as vezes morna e as vezes só uns respingos. 

Tive a impressão que os episódios não faziam parte de uma sequência. Personagens esquecidos, assuntos e personagens que protagonizavam um episódio, independente de resolvidos ou não, eram esquecidos no próximo.

Vou listar personagens e acontecimentos dos episódios 01 ao 09, que não foram solucionados e simplesmente esquecidos:

  • Lucas: em uma versão bad boy, apareceu perambulando pelas ruas de Rosewood de madrugada, afrontou Hanna, visitou Mona, quase pôs abaixo o estúdio da Laurel, precisava desesperadamente de sua mochila e simplesmente desapareceu;
  • Os negativos de Lucas: Aria passou metade do episódio 3x05 tentando entrar de algum jeito no estúdio de Laurel. Tanto fez que conseguiu. Entrou, pegou os negativos e achou comprimidos na mochila de Lucas. Alguém soube o que foi feito desses itens?;
  • Meredith: a amante de Byron causou desconforto em Aria mas logo desapareceu;
  • Emprego da Aria: ela chegou a perguntar a Ezra se seria uma má ideia faltar no primeiro dia de trabalho. Aconselhada por ele, ela foi. Mas pelo visto não era o primeiro dia e sim o único;
  • Dinheiro de Ezra: Aria encontrou muitos dólares na gaveta de meia do professor e ele explicou que se tratava de uma quantia da venda de um carro do avô. O assunto voltou quando Wesley apareceu e ponto, fim da história.
  • Melissa: personagem de conduta duvidosa, uma vez que esteve envolvida com todos os rapazes que tem o caráter pior que o dela. Revelou-se a Black Swan com uma justificativa tão original quanto sua gravidez. E depois disso, alguém teve notícias?;
  • Holden: Antes de sabermos para que ele voltou, precisamos saber para onde ele tinha ido;
  • Ella com seus net dates: disposta a ser a hot mama, alguém viu ela com algum affair por aí?;
  • Jason e sua recompensa pelo corpo de Ali: por favor, quem estiver com o cheque de 50 mil, peça para Jason mandar notícias;
  • Wilden: queria saber onde era a casa do lago de Spencer e acho que ficou por lá;
  • Tornozeleira de Ali: afinal, de quem era o sangue?
  • Frases de Mona: utilizando o código que tinha com Hanna, uma das frases desconexas de Mona levou até o site de Maya. E as outras frases, não queriam dizer nada?;
  • Intervenção de Hanna para Mona ficar no Radley: desconfio que seja algo relacionado ao ATeam, mas apesar das boas intenções Hanna não fez muita questão de voltar a tricotar com a ex-amiga;
  • Noel Kahn: veio apenas para uma rodada no jogo da verdade, reatou com Jenna e encrencou com Spencer; 
  • The Kahn Game: duas rodadas de troca de farpas. Ficamos sabendo que Maya frequentava as festas na cabana e, do nada, Spencer e Jenna discutem sobre um vídeo;
  • Byron, Mike, pais da Spencer, mãe de Garrett, Laurel, mãe da Emily, April Rose, Sr. DiLaurentis: alguns esquecidos, outros hiper valorizados mas logo (não) encerrados.


Não posso negar que Crazy realmente foi enlouquecedor e The Kahn Game foi uma boa introdução para a trilogia final.

Após esse banho maria com alguns pontos de ebulição, tivemos os três episódios finais do jeito que conhecemos a série. Fico na dúvida se os escritores se perderam em querer mega valorizar mistérios e segredos ou se optaram por um começo lento para voltar ao ritmo normal com o Betrayal. Considero a cena em que Toby se mostra com o capuz de -A tão impactante que me fez esquecer qualquer momento de irritação com o ritmo adotado nessa terceira temporada. Sim, The Lady Killer vai ter um post especial.