quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Comentário 6x17 - We’ve All Got Baggage

Uma das sentenças que criamos para teorizar dizia que nenhuma confusão pode ser levada a sério em Rosewood se Melissa não estiver envolvida. Após sete episódios, a 6B, finalmente, resolveu falar a que veio e adivinhem quem foi fundamental para isso acontecer? Melissa, claro. Deixando o marasmo de lado, o 6x17 confirmou qual é a principal questão da fase, abrindo espaço para novas especulações. Caso Emily esteja certa, duas pessoas estão atrás delas.

We’ve All Got Baggage deu o gás necessário para sacudir a fase B. Um pouco tarde, não podemos negar, mas está valendo. Reescrevendo sua própria história, a série recolocou Melissa no centro das atenções. No banheiro da Fashion Week em Londres, Hanna encontra uma Melissa histérica, recém abandonada por Wren. O motivo do rompimento? CeCe, nossa trans finíssima. Melissa se recusava a aceitar os benefícios concedidos a CeCe na clínica e não entendia como ela conseguia telefonar para Wren como se estivesse em casa. Não sabemos o que CeCe e Wren tanto conversaram mas sabemos o resultado do tricôt. Segundo Melissa, as conversas fizeram com que Wren a condenasse como se ela fosse a pessoa que deveria estar presa. Amamos o surto de Melissa no banheiro mas sabemos muito bem que nenhum dos três é flor que se cheire - Melissa, Wren e CeCe - e que o trio se conhece de outros carnavais. E não estamos falando de qualquer carnaval. O trio se envolveu em situações mal explicadas na época em que Monão estava no Radley. Segundo Wren, foi Melissa quem pediu para ele liberar a entrada de CeCe no sanatório (ignorando os furos para as tramas fluírem, combinado?). Melissa e CeCe eram da mesma turma na escola, curtiram Cape juntas, estão ligadas a Alison e tudo que ela aprontou de maneira direta/indireta. Wren e Melissa encenaram uma inimizade após o flagra com Spencer sem nunca deixar de manter contato. Quem ajudou Melissa a cuidar de Ian? São inúmeras as situações comprometedoras que cada um dos três se envolveu, fosse sozinho, em dupla ou em trio. Melissa, uma mala suspeita, uma loira morta, ligações, Londres, Wren, CeCe, sanatório e -A; a combinação perfeita para um problema explodir em conclusões desencontradas e atordoantes. Melissa tinha motivos para matar Alison. Metade dessa cidade quer essa garota morta, lembram? Se metade da cidade queria Alison morta, com toda certeza a cidade inteira queria ver CeCe batendo as botas. 

A lembrança de Hanna foi o que faltava para Melissa ocupar o posto de suspeita número um de ser tudo. Descontrolada, Melissa pegou o telefone de Hanna e queria de qualquer jeito falar com CeCe. Hanna, sem saber o que fazer, espedaçou o espelho com o telefone para impedir Melissa de cometer uma loucura. Melissa mentiu sobre como quebrou a mala e Emily descobriu que ela estava na cidade antes de CeCe ser solta. Essas situações fizeram Melissa terminar como a nova suspeita da morte de CeCe.

Acreditando que Melissa falou a verdade sobre Wren e CeCe, desconfiamos que, mesmo internada, CeCe continuou aprontando. Não fazemos ideia do que ela queria mas a desconfiança ganha reforço com a misteriosa ligação que ela recebeu na casa de Alison na noite em que morreu. Ou alguém acha que CeCe foi de palhaça para a igreja? A ligação era para CeCe. Ninguém ligou esperando que Alison ou Rollins atendesse. CeCe era quem deveria atender. CeCe estava esperando a ligação. CeCe não foi para a igreja de santa. Ela foi porquê ainda tinha algo para fazer. Alguma coisa saiu errado e ela acabou arremessada da torre.

Melissa suspeita nos leva para uma das principais questões da fase. Quem matou CeCe E quantas pessoas estão atrás das meninas. A dúvida sobre quem matou CeCe foi lançada no 6x11. A dúvida sobre quantas pessoas estão atrás das meninas começou junto com as mensagens. Apesar dessa dúvida já ter sido comentada antes do 6x17, a certeza de que essa é uma das principais questões só foi confirmada agora. Podemos estar errados quanto a essa conclusão mas, com o que vimos, acreditamos que essa dúvida será o fio condutor das tramas até a season finale. (Continua em sobre o novo vilão)

Sobre as tramas paralelas

O amor estava no ar durante o 6x17. Só nós amamos as cenas de Ella com Hanna? Quando Ella e Hanna conversavam sobre primeiro amor e casamento, a única coisa que a gente via na tela era o nome de Caleb piscando. O segundo casamento dos Montgomery parece ter mexido com os sentimentos dos envolvidos. Aria foi super sincera com Liam após o momento climão no Radley. Sem querer, Ezra soltou para Liam que a garota do livro não era Aria. A gente não sabia que Liam não sabia que Aria e Ezra foram namorados. Aria revelou para Ezra que ela escreveu alguns capítulos do livro dele para ele. Ezra, óbvio, sequer cogitou reclamar. Sobrou para Aria, que levou um esculacho de Liam. Com razão. Ficamos com pena dele ao ver sua cara de decepção enquanto conversava com Ezra.

Hanna bem que tenta mas não convence ninguém de que não está nem aí para Spencer e Caleb. Estando ou não, sorte dela que tem Jordan como noivo. De véu, Hanna parou de fazer a ocupada e ligou para Jordan anunciando a data do casamento. Nem Alison escapou das amarras do amor. Rollins propôs casamento e ela quase caiu da cadeira, assim como Aria, convocada para oficializar a união.

Se nos Montgomery reina a paz, não podemos dizer o mesmo sobre os Hastings. Durou pouco o momento ternura entre Veronica e Spencer. Veronica agradeceu por ter uma filha como Spencer após a conversa sobre a doença. Seguindo os conselhos de Spencer, Veronica tornou público seu problema para que sua rival não tivesse essa carta contra ela. Spencer alertou que política é um jogo sujo e ela, como filha da candidata, não está livre dessa sujeira. Após Veronica se pronunciar, Gill veio com uma bomba. A equipe da adversária descobriu que um dos computadores dela foi invadido pelo pc de Spencer. Spencer falou que Veronica deveria ser sincera com seus eleitores para depois não pagar de mentirosa caso a doença voltasse. Veronica passaria vergonha pregando a honestidade sendo que mentiu durante a campanha. Como retaliação, alguém invadiu os computadores da rival e descobriu que Yvonne fez um aborto durante a high school. A mãe de Yvonne condena o aborto. Caleb assumiu a culpa. Veronica o expulsou do celeiro, como fez com Dean. Nesse caso, não sabemos se a armação é manobra política ou proposital do novo vilão por causa do bafo do telefone, que Monão assumiu a culpa.

Tão sujo quanto a política é o jornalismo. Damien mirou em Emily para ser sua nova fonte. Avisada por Hanna que o colega da Hollis é um inescrupuloso jornalista, Emily parece ter tirado proveito da situação. Segundo Emily, foi através de Damien que ela descobriu que Melissa estava na cidade antes de CeCe ser solta. Desconfiada de que Melissa foi a pessoa que ligou para CeCe do Two Crows, Emily foi sozinha até o restaurante. Localizado no meio do nada, o Crows estava fechado dando a impressão de estar abandonado. Talvez por ser noite, ou por ser uma espelunca mesmo, não tinha nada nem ninguém no local. O Crows lembrou o restaurante que Cyrus encontrou Mike na época em que Alison estava presa e aquele galpão de alumínio parecia o galpão que Mona escondeu o covil depois do incêndio na pousada. Reconhecemos que era demais querer que o Crows ficasse no meio da cidade, super movimentado. Nem estamos reclamando, só comentando. Adoramos lugares assim. A única coisa que queremos saber, e imploramos por uma explicação, é por qual motivo Emily nem se deu ao trabalho de olhar para baixo quando o carro parou depois que o cabo da mala caiu do telhado. Não tem justificativa Emily ter feito papel de idiota nessa cena. A luz do carro seria suficiente para cegá-la. Ninguém está pedindo para que um velho saia do carro ou uma faxineira acene para Emily (se bem que se isso acontecesse, a gente ia amar) mas naquelas condições, nada justifica o que aconteceu. Emily não se machucou, não estava do outro lado do telhado, nem nada que a impossibilitasse de olhar para baixo. Foi simplesmente ridículo.

Sobre o novo vilão

Como dissemos, a 6B demorou sete episódios para dizer a que veio. Alguém quer fazer justiça pela morte de CeCe. A morte de CeCe em si é um dos principais mistérios da fase. Porém, assim como a dúvida quanto ao número de vilões, não foi uma questão bem trabalhada. O 6x17 deu o up que a fase precisava um pouco tarde.

Trabalhar bem uma questão é deixar claro qual é seu objetivo, como essa questão vai afetar as pessoas envolvidas. A morte de CeCe foi bem trabalhada, ainda que com alguns furos, quando analisada pelo quesito suspeitos. E só. A morte de CeCe é uma das principais questões mas não é a principal. Saber quem é o autor das mensagens é o que mais intriga as meninas. Temos a impressão de que no 6x20 vão revelar que o assassino é uma pessoa e o novo vilão é outra. Aí que a história recomeça com esse novo vilão agindo de verdade, como -A fazia. Se for apenas uma pessoa ou se forem duas, ok. Não é esse o problema. Para nós, essa dúvida deveria ter surgido logo no 6x11 e sido mais explorada.

Sendo duas pessoas ou uma só, o problema é o mesmo. Não ficou 100% claro o que essa pessoa quer. Pelo que vimos, alguém acha que as meninas sabem quem matou CeCe. Por qual motivo elas saberiam? Essa pessoa ACHA que as meninas queriam CeCe morta, por isso sabem. Pensando assim, faria mais sentido ELAS matarem CeCe. Se não foram elas, por que elas saberiam? Essa pessoa não sabe que elas são suspeitas? Por mais que elas não tenham como provar e nem saibam mesmo quem foi, elas não tem vantagem nenhuma em ficar de boca fechada. Em momento algum essa pessoa fez qualquer coisa para incriminá-las. Essa pessoa só quer saber quem matou CeCe. E quem não quer? Essa pessoa quer saber quem matou CeCe através das meninas. Para isso, fica mandando mensagens, tipo do taco de golfe, para que elas ajudem a descobrir a identidade do assassino. Tudo muito confuso. Uma hora a pessoa está certa de que elas sabem; outra, demonstra que precisa delas para saber. A coisa degringola de vez quando analisamos as mensagens que não tem a ver com CeCe. Hanna e Emily são as únicas que recebem ameaças. As mensagens de Hanna dizem respeito a Jordan e as de Emily, aos óvulos.

No motel, Hanna destampa o café da manhã e vemos um garfo espetando um ovo. Na borda do prato está escrito pobre Jordan. Pobre por que? O que vai acontecer com ele? E os óvulos de Emily. Até agora não conseguimos achar uma explicação sobre como esses benditos óvulos podem evoluir para um problema. Todo um auê com esses óvulos. Por que?

Apesar das mensagens de Hanna e Emily serem sem pé nem cabeça, foram enviadas com objetivos diferentes das mensagens sobre CeCe. Se for a mesma pessoa que está enviando as mensagens, podemos dizer que as mensagens de Hanna e Emily são para distrair, seguir a linha de -A. Se não for, não fazemos a menor ideia do que essa pessoa das mensagens ameaçadoras quer. 

Não ficou claro o motivo dessas mensagens. Não ficou claro o motivo da pessoa ter interesse em saber quem matou CeCe. Não ficou claro o que a pessoa vai fazer com essa informação. Não ficou claro o que vai acontecer com Jordan. Não ficou claro como os óvulos vão prejudicar Emily. Por mais que as suspeitas quanto a CeCe se revezem e se solucionem, já passou da hora de sabermos o que essa pessoa quer. 

Comparando com os livros, a 6B equivale ao #9. Outro erro. O 6x11 deveria equivaler ao #9 e não a fase toda. Tem algum problema em dar um tempo de -A e deixar no ar a dúvida de quem está mandando mensagens? Não teria se a história fosse bem contada. No #9 é assim. As tramas paralelas são desinteressantes e nada acrescentam para a história. O contraponto é Tabitha, que equilibra a trama. O plot dela é super interessante, até porquê é ela que vai fazer todo o barro acontecer depois de Poconos. 

Outra evidência de que são pessoas diferentes são as cenas finais. A pessoa que se disfarça não é a mesma que usa luvas cirúrgicas. Achamos que a que se disfarça é o novo vilão, o que será o principal, das mensagens com emojis. O outro, das mensagens para Emily e Hanna, é das luvas. 

Finalizando, vamos comentar sobre a primeira cena. Outra sentença que criamos para teorizar é que pessoas que não interagem tramam juntas e pessoas que não interagem, mas que tem motivos para interagir e não o fazem, alguma coisa tem. Será que podemos criar mais uma: pessoas que nunca investigaram nada, quando investigam é para... Bem, não sabemos finalizar. Por enquanto. Pela primeira vez vimos Alison com as meninas atrás de pistas. Alison tinha motivos para estar lá? Tinha. Motivos ela sempre teve mas nunca ESTEVE com as amigas. Achamos muito estranho. Não sabemos se é coisa da nossa cabeça mas ela parecia tão perdida na tarefa que nem sabia como se comportar. Alison estava tensa, alguma coisa ali não estava muito certa. Alison tensa numa situação de risco? E a semelhança do look dela e da Hanna? Aí tem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário