A quinta parte da teoria dá sequência a parte IV, destacando situações aleatórias que colaboram para nossa desconfiança.
Shana, a melhor amiga de infância traidora
Posts sugeridos -> PLL Retrô e Análise: Shana + Análise/Especulação 5x01 - EscApe From New York
Em PDS, conhecemos Shana como a balconista fofoqueira da loja de fantasia. Na 3B, Shana não cansou de azucrinar Emily. No 3x24, soubemos que Shana era amiga de Jenna e vimos as duas tramando com Melissa. No 4x01, Mona conta que Shana conhecia Jenna antes de mudar para Rosewood/ Mona achava que elas estavam apaixonadas e que tinham medo de Melissa. Durante a 4A, Shana continuou petulante, grudou em Jenna que, segundo ela, temia CeCe/4x09. No 4x12, vimos Shana se esconder no apartamento de Wren para não ser vista por Spencer. Um tempo depois, Shana encontra com Mona, tricotando na varanda, e entrega um envelope para ela. No 4x16, Shana surpreende a todos ao revelar que conhecia Alison desde criancinha e que mudou para Rosewood para ajudar a amiga de infância. No 4x18, Shana explica para Emily que estava no apartamento de Wren para pegar umas coisas e mandar para Londres. Segundo Shana, Wren pôs um anúncio no jornal para encontrar alguém para executar a tarefa. Quando Wren soube que Shana estudava em Rosewood High, ele pediu para ela ser o mais discreta possível/ Shana é vítima de -A, que a aconselha a sumir de Rosewood. No 4x24, Alison fala que Ezra foi atrás de Shana na Georgia. No 5x01, Ezra confirma que Shana era a -A do telhado/ Shana baixa armada no teatro, chocando as meninas ao revelar que se voltou contra Alison/ Alison acusa Jenna de ter feito Shana mudar de lado/ Shana manda Alison calar a boca, falando que Jenna nem sabe o que está acontecendo/ Shana solta os cachorros pra cima de Alison, sentenciando que Alison é a única responsável por ela ter mudado de lado/ Aria dá uma pancada em Shana com uma espingarda/ Shana se desequilibra, cai do palco e morre. No 5x09, Alison pergunta para Jenna como ela conseguiu fazer Shana se voltar contra ela. Jenna responde que não fez nada; que Alison foi a responsável pela decisão de Shana.
Na Análise do 5x01, comentamos que Shana se virou contra Alison depois de ser atacada por -A. Talvez Shana tenha caído na real por conta própria ou alguém abriu seus olhos sobre a confusão em que ela estava se metendo. No 5x01, no teatro, Shana choca Alison ao se revelar traidora e esculachá-la na frente das meninas. Shana sabia que Ezra sabia que ela era a -A do telhado e que ele contou para Aria. Foi nessa hora que Shana se mandou do hospital. Shana sabia que Aria contaria para as meninas e que, diante da revelação, Alison daria um jeito de culpá-la e se fazer de vítima. Por esse motivo, Shana quis dar fim em Alison.
Sobre o auê no telhado. Não temos dúvida de que aquele fuzuê foi armação de Alison com Shana. O que as duas não esperavam era Ezra aparecer em NY e estragar o plano.
Revendo as situações envolvendo Shana, desconfiamos que ela se voltou contra Alison muito tempo antes de NY. Shana realmente foi para Rosewood para ajudar a amiga de infância. Independente de quando foi que Shana mudou de lado, ela continuou se fazendo de amiga de Alison. Se Ezra não tivesse aparecido em NY, não temos ideia de como e quando Shana ia revelar para Alison que estava contra ela.
Os motivos que nos fizeram achar que Shana se voltou contra Alison há muito tempo começam em Pretty Dirty Secrets. Em PDSx04, Shana conhece Noel e conta que, antes de mudar para Rosewood, passou um tempo em NY. Em PDSx06, fizemos um tour pelo IPhone de Shana, que mostra mensagens, fotos, playlist e a lista de chamadas. Shana recebeu várias chamadas block, chamadas block de NY, trocou mensagens com a tia e o pai, conversou com Pigskin e fotografou as fantasias e os acessórios que Aria e Hanna usaram no GT. Em outra foto, vimos várias máscaras expostas em uma parede, entre elas a do Mascarado e da Rainha, além do cartaz anunciando a festa no GT. No fim do websódio, o celular de Shana recebe uma chamada de um número block.
Sabemos que Shana conhecia Alison desde criancinha e conhecia Jenna antes de mudar para Rosewood. Pigskin parece ter sido a primeira moradora da cidade que Shana conheceu NA cidade. Sobre NY. Shana não foi a única que passou uma temporada em NY. Alison se escondia lá, no jazz club. No 5x05, Toby comenta com Spencer que não falava com Jenna desde que ela foi para NY. Com toda certeza, Jenna não foi apenas uma vez para NY. Cansamos de vê-la voltando-sumindo-voltando-ficando-voltando-sumindo, sem nunca saber onde ela se enfiava. Shana era amiga de Jenna e de Alison. O IPhone de Shana registrou chamadas de NY. Lembrando que Shana conhecia Jenna antes de chegar em Rosewood, Shana pode ter fofocado tanto com Jenna quanto com Alison.
Sobre as fotos. As fotos no IPhone mostram os vestidos usados por Aria e Hanna e os acessórios que compõem as fantasias. Na foto com as máscaras, vemos a do Mascarado e da Rainha. Por que Shana tirou essas fotos? A única coisa que conseguimos pensar é que Shana tirou essas fotos para mandar para alguém que não conhecia as meninas. Só não nos perguntem o motivo, mas reparem na coincidência. As fotos eram das fantasias de Aria e Hanna. Quem foi vítima de -A no GT? Aria foi drogada por uma das Rainhas e encaixotada. Hanna conversou com a pessoa vestida de Caleb que, segundo Mona, era ela.
No 3x20, Shana concorda em ajudar Paige para descobrir quem comprou a fantasia de Rainha. Na loja, Shana muda de ideia quando Pigskin chega acompanhada de Hanna e Emily. Shana fala que os registros da loja são confidenciais. Acaba que Emily consegue mexer no computador e tira uma foto da lista de compradores da fantasia da Rainha.
No 4x09, Jenna leva uma pancada na cabeça e é jogada inconsciente no lago durante a festa de Emily. No hospital, Shana fala para Spencer que Jenna morre de medo de CeCe.
No 4x12, vimos Shana no apto de Wren e, depois, conversando com Mona, enquanto ela tricotava.
Considerando tudo que falamos até aqui, temos motivos de sobra para desconfiar de Shana. Saber desde quando ela se virou contra Alison é a informação que faria toda diferença. Ignorando quais foram os motivos que fizeram Shana mudar de lado, vamos comentar as situações suspeitas destacadas acima. Começando pelas fotos. Muita coincidência Shana ter fotografado as fantasias de Aria e Hanna, que foram vítimas de -A no GT. Spencer foi atacada pela Rainha por causa de Garrett. A armação envolvendo Aria e Hanna pareciam estar programadas.
Shana vivia fofocando no telefone. Vimos que várias conversas eram com alguém que estava em NY. As únicas pessoas que sabemos que estiveram em NY, além de Shana, são Alison e Jenna.
Por qual motivo Shana estressou e se recusou a ajudar Pigskin? Jura que ela fez isso para respeitar as normas da loja, de que as informações dos clientes são confidenciais? Quem não sabe disso?
No 4x09, Shana fala que CeCe é quem apavora Jenna. Lembrando que nessa época CeCe era a suspeita número um de ser tudo, claro que Jenna tinha medo dela. No 3x09, durante o jogo da verdade, Jenna não se mostrou nem um pouco incomodada com a presença de CeCe na festa dos Kahn. Por que Jenna teria medo de CeCe? Jenna tem medo de alguém?
No 4x10, Shana está no apartamento de Wren procurando alguma coisa que ela mandou pelo correio para ele em Londres. No 4x18, Shana diz que Wren pôs um anúncio no jornal e pediu discrição quando soube que ela era da escola. Qual garantia que Wren tinha que Shana era de confiança? No comprovante do correio que Toby encontrou, os destinatários eram Wren e Melissa, o que fez todo mundo concluir que os dois estavam morando juntos. Sério mesmo que Wren pôs anúncio no jornal? Wren teve muita sorte de Shana se oferecer para fazer a tarefa e Shana foi mega honesta por manter a discrição. Shana sabia que Melissa estava em Londres. Melissa conhecia Shana. Wren poderia ter pedido para algum conhecido fazer o favor para ele, sem ter que recorrer a jornal nenhum. Se Wren fez isso, é porquê o conteúdo era muito importante e sigiloso. História mais do que mal contada. Não poderia ser diferente; Melissa está envolvida.
No 4x24, Alison fala que Ezra rastreou Shana na Georgia para ela falar para Alison falar para Aria que ele ia descobrir quem era -A, na tentativa de ser perdoado. Nosso comentário continua o mesmo sobre essa situação. Alguém explica o motivo de Ezra ter escolhido a maneira mais complicada de mandar um recado para Aria? Não era mais fácil deixar um bilhete, mandar uma mensagem ou qualquer coisa assim? Precisava parar na Georgia? Ezra foi falar com Shana para ela falar PARA ALISON FALAR PARA ARIA que ele ia descobrir quem era -A. O que fez Ezra ter tanta certeza que Aria encontraria Alison?
Finalizando. Shana era amiga de Alison e se propôs a ajudá-la. Não sabemos quais motivos fizeram Shana rever sua decisão e nem desde quando ela começou a ser falsa com Alison. Na verdade, as atitudes suspeitas de Shana pesam mais contra Wren do que contra ela. Só uma observação. Em PDSx02, Jason está na loja de fantasia e não conversa com Shana. Se Alison e Shana eram amigas desde criancinhas, Jason deveria conhecê-la, não deveria?
Ezra, o apartamento em Ravens e o livro
Faz um tempo, comentamos em um post que Ezra continua suspeito e rotulamos o livro como desculpa. Ezra tinha o livro pronto para usar como justificativa caso/quando fosse descoberto. Alison confirmou que, desde que Ezra a conheceu, ele expressou sua vontade de escrever um livro sobre ela. Pode ser verdade que Ezra sempre quis escrever um livro sobre Ali que, segundo Mona, adoraria ser a protagonista de uma história escandalosa. Alguém tem dúvida disso? Definitivamente, não. A dúvida que temos é outra. Ezra precisava montar um quartel general só para escrever um livro? Precisava instalar câmeras no corredor do seu próprio apto só para escrever um livro? Precisava vigiar Rosewood vinte e cinco horas por dia só para escrever um livro? Se o livro era sobre Alison, qual o motivo de Ezra ficar na cola das meninas? Nada nos tira da cabeça que Ezra ainda vai render - e muito.
Nossa desconfiança - quase certeza - de que Ezra vai render muito é por causa do apto em Ravens. Nunca escrevemos um livro, mas duvidamos que para escrever um, seja necessário vigiar até a sombra de alguém. Supondo que, para escrever um livro, seja necessário traçar um esquema de guerra, Ezra continua suspeito por um motivo super simples. De Tippy a Zoey, absolutamente tudo e todos relacionados às meninas estavam registrados nos painéis, MENOS -A. Por que? Supondo que Ezra estivesse pouco se lixando para -A. Uma hora ou outra, -A seria flagrado por ele. Ezra poderia não dar a mínima para -A, mas duvidamos muito que -A NÃO DARIA A MÍNIMA PARA EZRA.
Assim como uma hora ou outra Ezra flagraria -A, uma hora ou outra -A flagraria Ezra. -A sabe até o pensamento das meninas. Lembram do dinheiro da Potter? Mona era -A naquela época e sabia que as Marin estavam falidas. -A roubou o dinheiro que Ashley escondeu na caixa de lasanha. Mona -A sabia que o dinheiro faria falta. Até aqui tudo bem, não fosse um detalhe. -A não só sabia que o dinheiro faria falta, como sabia que o dinheiro foi roubado da Potter. Como? Se o livro de Ezra era sobre Alison, -A é personagem fundamental nessa história.
Nos painéis em Ravens, tem foto de Deus e o mundo MENOS DE -A. Tem foto de uma das Red Coat Loira, mas não tem foto de nenhum encapuzado. Mona aparece em uma foto na parede. Alguma coisa está mais do que errada nessa história.
Algum motivo tem para Ezra fingir que -A não existe e vice versa. Não fazemos a menor ideia do que pode ser esse motivo, mas temos alguns palpites para essa indiferença. Ezra pode ter um tipo de acordo com -A. Um não mexe com o outro e pronto. Ezra pode ter alguma coisa contra -A, que obriga -A a poupá-lo. Nesse caso, é importante ressaltar que -A não tem compromisso nenhum em poupar Aria. O compromisso de -A é com Ezra. -A se divertiu muito espalhando os segredos das meninas. Quem não lembra como Pam ficou devastada ao ver as fotos de Emily com Maya? -A obrigou Hanna a contar para as meninas que Ashley dormiu com Wilden para abafar o roubo do óculos. -A sempre soube do envolvimento de Aria com Ezra e nunca tornou isso público. Por que? Quem sairia prejudicado nessa história: Aria ou Ezra? -A pode ter alguma coisa contra Ezra, o que obriga Ezra a ajudar -A. No cartaz da festa em Ravens, vimos a observação de que Alison estaria lá. Ezra acabou de falar/5x11 que sabe pouquíssimo sobre os anos que Alison estava desaparecida MAS sabia que ela estaria em Ravens. Era do interesse de quem saber que Alison estaria em Ravens?
Sobre o apto em Ravens. Um quartel general como aquele custa muito caro. Os Fitzgerald tem muito dinheiro; dinheiro que Ezra diz não usar. Se Ezra não gasta a fortuna da família, o apto em Ravens foi financiado por outra pessoa/ Toda aquela parafernália tecnológica exige muitos - muitos mesmo - dólares/ CeCe recebeu dinheiro de Ezra para sabê-se lá o que/ De que adiantaria tanto investimento em tecnologia sem o conhecimento necessário para manusear os equipamentos? Ezra tem esses conhecimentos?/ Nem Tippy foi poupado da perseguição de Ezra, que dava aula. Será que Ezra usou as mesmas drogas que Spencer para ficar pilhado, de olho em tudo, e não dormir? Nem -A nem Ezra trabalham sozinhos. Lembram das fotos que Ezra recebeu de Shana na casa de Emily?
Partindo da ideia de que Ezra e -A se conhecem e tem algum tipo de acordo, essa é a justificativa para Ezra nunca mencionar -A e -A nunca ter prejudicado Ezra. Quanto a motivação de cada um. Alison é a de -A. Quanto a Ezra, nem conseguimos especular.
Talvez Ezra tenha montado o apto em Ravens para trabalhar para -A. Como -A é mais de uma pessoa, o -A para quem Ezra está trabalhando é Wren. No 4x18, Ezra fica sabendo que Spencer sabe sobre ele. Ezra faz essa descoberta no covil improvisado que ele montou no porão da cabana. Na cena final, -A aparece em um lugar desconhecido, sentado em uma mesinha, onde é possível ver várias coisas que estavam no apto de Ravens. No 4x20, Aria encontra o porão vazio. Não conseguimos pensar outra coisa a não ser que Ezra transferiu parte de seu equipamento para o novo covil de -A. Como sabemos que era -A e não Ezra na cena final? Porquê Ezra mostrava o rosto toda vez que mexia nos equipamentos. -A apareceu de hoddie no covil. Lembre a cena final do 4x18 aqui.
Assim, Ezra e Wren tem um acordo. Wren é o dono da cabana e Ezra trabalha para ele. Essa união se encaixa na nossa sentença de que pessoas que não interagem tramam juntas. Ezra e Wren nunca apareceram juntos.
CeCe e Mona, uma ameaça para Wren
Considerando que Wren não morre de amores por Alison, automaticamente, não morre de amores por CeCe. No 3x23, Spencer vaga pelos corredores do Radley durante a madrugada, fazendo um dos trajetos traçados no mapa de Mona, que a leva até uma ala isolada do sanatório. Delirando, Spencer encontra Alison, que indica onde está o cavalinho em que Mona escondeu várias coisas. Spencer arranca a cabeça do cavalo e encontra um uniforme de enfermeira, um crachá da enfermeira Ali Dee com a foto de Mona e um crachá autorizando uma visita de CeCe. Wren surge na penumbra, repreendendo Spencer por estar na ala proibida, que por sua vez exige uma explicação de Wren para a liberação da entrada de CeCe.
Wren fala que, mesmo proibido de liberar visitas para Mona, ele abriu uma exceção para CeCe. Segundo Wren, CeCe estava desesperada para conversar com Mona porquê queria ajudá-la. Spencer pergunta como CeCe sabia que Mona estava no Radley sendo que ela nem morava em Rosewood quando Mona foi internada. Wren responde que foi Melissa quem avisou CeCe. Wren aproveita a oportunidade para contar para Spencer que CeCe foi expulsa da universidade por causa de uma confusão que Alison aprontou durante uma festa em uma fraternidade; informação confirmada um tempo depois por uma ex companheira de quarto de CeCe/4x10.
Para nós, essa história da expulsão nunca fez sentido. Segundo a amiga de CeCe, depois do ocorrido, ela passou a detestar Alison e as meninas. Se CeCe tinha tanto ódio de Alison assim, por que continuou amiga dela?
O que mais chama atenção nessa história é Wren ter contado sobre a expulsão para Spencer. Wren falou de CeCe como se a conhecesse há anos. Mais estranho do que isso, foi a justificativa de Wren para liberar a visita dela. Wren falou para Spencer que CeCe estava disposta a ajudar Mona. Nem temos o que comentar sobre isso.
Wren mentiu que liberou a entrada de CeCe para visitar Mona. No crachá de CeCe, o número do paciente é 28-0034. No crachá usado por Hanna, o número do paciente é 45-2314. Veja a diferença aqui. Caso os pacientes sejam registrados por ordem de chegada, a pessoa que CeCe visitou estava no Radley muito tempo antes de Mona.
Imaginamos que a intenção de Wren ao contar o bafo da faculdade para Spencer e inventar que CeCe implorou para ver Mona, era para queimar o filme de CeCe. Se CeCe queria ajudar Mona, claro que ela não era de confiança. Essa foi a maneira que Wren encontrou para deixar as meninas com dois pés atrás em relação a CeCe.
No 4x10, Wren volta a falar de CeCe. Mona foi para o Radley após inventar que matou Wilden. No começo do episódio, Wren e Mona protagonizam uma tensa troca de acusações. Mona acusa Wren de ser um traidor. Um tempo depois, Hanna encontra Wren no Brew e pede para ele dar um jeito dela conversar com Mona. Wren lamenta não poder ajudar Hanna, explicando que o Radley está mais severo quanto a permissão de visitas. Hanna, então, pergunta se Wren sabe qualquer coisa sobre CeCe. Antes de responder, Wren comenta que nem poderia ser visto ao lado de Hanna, por conta da prisão de Ashley. Mesmo ciente de que o contato com Hanna o prejudicaria, Wren não nega ajuda, contando que na noite anterior, uma loira apareceu no Radley insistindo para visitar Mona. Claro que essa loira era CeCe. Mais uma vez, Wren associa CeCe com Mona.
Após conversar com Hanna, Wren vai até os Hastings alertar Veronica sobre as intenções de Mona. O alerta de Wren faz Veronica baixar no Radley para conversar com Mona, que debocha da cara dela. A visita de Veronica resultou em uma denúncia anônima feita para a promotoria, que proibiu Veronica de continuar como advogada de Ashley. Tudo indica que foi Wren quem fez a denúncia. Desconfiamos que Wren fez a denúncia para dificultar o contato de Hanna com Mona. Assim como Wren contou o bafo da expulsão para Spencer achar que CeCe não prestava, Wren denunciou Veronica para Hanna não ter acesso a Mona. Wren fez isso temendo que as duas contassem para as meninas coisas que o prejudicassem.
CeCe e Mona, uma ameaça para Wren
Considerando que Wren não morre de amores por Alison, automaticamente, não morre de amores por CeCe. No 3x23, Spencer vaga pelos corredores do Radley durante a madrugada, fazendo um dos trajetos traçados no mapa de Mona, que a leva até uma ala isolada do sanatório. Delirando, Spencer encontra Alison, que indica onde está o cavalinho em que Mona escondeu várias coisas. Spencer arranca a cabeça do cavalo e encontra um uniforme de enfermeira, um crachá da enfermeira Ali Dee com a foto de Mona e um crachá autorizando uma visita de CeCe. Wren surge na penumbra, repreendendo Spencer por estar na ala proibida, que por sua vez exige uma explicação de Wren para a liberação da entrada de CeCe.
Wren fala que, mesmo proibido de liberar visitas para Mona, ele abriu uma exceção para CeCe. Segundo Wren, CeCe estava desesperada para conversar com Mona porquê queria ajudá-la. Spencer pergunta como CeCe sabia que Mona estava no Radley sendo que ela nem morava em Rosewood quando Mona foi internada. Wren responde que foi Melissa quem avisou CeCe. Wren aproveita a oportunidade para contar para Spencer que CeCe foi expulsa da universidade por causa de uma confusão que Alison aprontou durante uma festa em uma fraternidade; informação confirmada um tempo depois por uma ex companheira de quarto de CeCe/4x10.
Para nós, essa história da expulsão nunca fez sentido. Segundo a amiga de CeCe, depois do ocorrido, ela passou a detestar Alison e as meninas. Se CeCe tinha tanto ódio de Alison assim, por que continuou amiga dela?
O que mais chama atenção nessa história é Wren ter contado sobre a expulsão para Spencer. Wren falou de CeCe como se a conhecesse há anos. Mais estranho do que isso, foi a justificativa de Wren para liberar a visita dela. Wren falou para Spencer que CeCe estava disposta a ajudar Mona. Nem temos o que comentar sobre isso.
Wren mentiu que liberou a entrada de CeCe para visitar Mona. No crachá de CeCe, o número do paciente é 28-0034. No crachá usado por Hanna, o número do paciente é 45-2314. Veja a diferença aqui. Caso os pacientes sejam registrados por ordem de chegada, a pessoa que CeCe visitou estava no Radley muito tempo antes de Mona.
Imaginamos que a intenção de Wren ao contar o bafo da faculdade para Spencer e inventar que CeCe implorou para ver Mona, era para queimar o filme de CeCe. Se CeCe queria ajudar Mona, claro que ela não era de confiança. Essa foi a maneira que Wren encontrou para deixar as meninas com dois pés atrás em relação a CeCe.
No 4x10, Wren volta a falar de CeCe. Mona foi para o Radley após inventar que matou Wilden. No começo do episódio, Wren e Mona protagonizam uma tensa troca de acusações. Mona acusa Wren de ser um traidor. Um tempo depois, Hanna encontra Wren no Brew e pede para ele dar um jeito dela conversar com Mona. Wren lamenta não poder ajudar Hanna, explicando que o Radley está mais severo quanto a permissão de visitas. Hanna, então, pergunta se Wren sabe qualquer coisa sobre CeCe. Antes de responder, Wren comenta que nem poderia ser visto ao lado de Hanna, por conta da prisão de Ashley. Mesmo ciente de que o contato com Hanna o prejudicaria, Wren não nega ajuda, contando que na noite anterior, uma loira apareceu no Radley insistindo para visitar Mona. Claro que essa loira era CeCe. Mais uma vez, Wren associa CeCe com Mona.
Após conversar com Hanna, Wren vai até os Hastings alertar Veronica sobre as intenções de Mona. O alerta de Wren faz Veronica baixar no Radley para conversar com Mona, que debocha da cara dela. A visita de Veronica resultou em uma denúncia anônima feita para a promotoria, que proibiu Veronica de continuar como advogada de Ashley. Tudo indica que foi Wren quem fez a denúncia. Desconfiamos que Wren fez a denúncia para dificultar o contato de Hanna com Mona. Assim como Wren contou o bafo da expulsão para Spencer achar que CeCe não prestava, Wren denunciou Veronica para Hanna não ter acesso a Mona. Wren fez isso temendo que as duas contassem para as meninas coisas que o prejudicassem.
***
Exatamente, se CeCe passou a odiar tanto a Ali por causa do rolô da faculdade e da festa da fraternidade, por que diabos CeCe ainda era e é amiga da Ali? Enfim, amei o post. Não vejo a hr de ler a parte VI!
ResponderExcluirExatamente Kelvin. Não é a primeira vez que comentamos essa história. Não faz sentido a CeCe ter sido expulsa por causa da Alison e continuar amiga dela. Já estamos preparando a parte VI.
Excluir