quinta-feira, 10 de julho de 2014

Review 5x05 - Miss Me x 100

A redenção de Alison

No quintal das Marin, a noite, Travis e Hanna fazem um trabalho da escola. Enquanto Travis manuseia o telescópio, Hanna mexe no computador, completamente aérea. Travis percebe a distração de Hanna, perguntando se ela está preocupada com a volta de Alison para a escola. Hanna responde que elas precisam apoiar Alison e sabe que, quando as pessoas verem as cinco juntas novamente, voltarão a falar que elas são fantoches na mão de Alison. 

Andando pelas ruas de Rosewood, Aria conversa com Ezra sobre Shana. Ezra fala que Aria precisa parar de pensar nesse assunto. A conversa é interrompida quando eles vêem Alison conversando com alguém que está dentro de um carro. Aria acha a situação estranha e chama Alison, que vai na direção dela, perguntando se eles estão em um encontro. Aria nega, perguntando para Alison quem era a pessoa no carro. Alison responde que era um dos empregados de seu pai, que esqueceu uns papéis no escritório e pediu para ela pegar. Em frente ao escritório dos D., Ezra diz para Alison que sente muito pela morte de Jessica. O trio fica em silêncio quando ouve o som de uma bengala vindo da outra calçada e leva um susto ao ver Jenna, que desceu de um ônibus. 

Na casa dos Montgomery, as cinco conversam sobre Jenna. Alison fica espiando atrás da cortina, enquanto Emily, Spencer, Hanna e Aria procuram uma justificativa para a repentina volta de Jenna. Spencer conta que Jenna estava em NY, o que faz Hanna concluir que ela voltou para terminar o serviço de Shana. Para Hanna, Jenna quer vingança, lembrando que elas a cegaram e mataram sua namorada. Alison fala que não sabia que Jenna estava em NY e que Shana foi mentirosa quando falou que Jenna jamais saberia o que ela, supostamente, queria fazer - que era matar Alison. Em seguida, Alison encara as amigas com um olhar frágil, falando que, assim como ela vai fazer de tudo para recuperar a confiança delas, ela vai fazer o que puder para reparar os danos que causou a outras pessoas no passado. Emily pergunta se Jenna está entre essas pessoas. Alison não responde. 

Na manhã seguinte, em seu quarto, Alison, enquanto se maquia, decreta que é capaz de segurar a onda de voltar para a escola, já que passou por coisas piores. Na entrada da escola, Aria, Hanna, Emily e Spencer aguardam, aflitas, a chegada de Alison, que para tudo quando aparece. Em meio a piadinhas, cochichos, olhares e risadinhas, Alison troca algumas palavras com Cindy e Mindy, atitude que deixa as meninas perplexas. Emily lembra que Alison não cansava de provocar as duas. Paige, ao ver a cena, fica revoltada e vai embora, deixando Sidney sozinha e sem entender nada. Nas escadas, Mona e Lucas, escoltados pelo exército de ex vítimas, lançam olhares aniquilantes para Alison, que se aproxima das meninas agradecendo por elas estarem ali. As cinco entram na escola, reinando nos corredores, como nos velhos tempos. Hanna deseja boa sorte para Alison e Spencer avisa que elas se encontram no almoço. Alison diz que precisa ir até a sala do orientador, mas não lembra direito onde é. Emily se oferece para acompanhá-la até a sala. 

No vestiário, Sidney convida Emily para uma festinha a noite. Emily confirma presença, se despedindo de Sidney. Ao virar para trás, Emily vê Paige, perguntando se está tudo bem. Paige, visivelmente abalada, assume para Emily que não superou Alison e não consegue ficar no mesmo lugar que ela. Emily fala que não vai permitir ver Paige intimidada pela presença de Alison, já que ela é uma das pessoas mais corajosas que Em conhece. 

A noite, no quarto de Emily, Alison e Paige estão frente a frente para acertar as contas do passado. Paige admite que estava pouco se lixando se Alison estava morta; o que importava para ela era que Alison havia sumido. Alison reconhece que foi cruel com Paige, confessando que humilhava as pessoas para se sentir melhor, e pede desculpas. Paige pergunta se Alison está arrependida do que fez para os outros ou do que fez para si mesma. Alison responde que é por tudo. 

Um tempo depois, Alison e Emily estão sozinhas no quarto quando Alison pergunta se Emily quer pedir comida. Emily fala que não quer pedir nada porquê ela vai sair. Alison quer saber onde Emily vai, perguntando se pode ir junto. Emily responde que vai em uma festinha da escola e que Alison não pode ir porquê ela convidou Paige para acompanhá-la. Um pouco decepcionada, Alison diz que entende e pergunta se pode fazer uma horinha na casa de Emily porquê não quer ficar sozinha na casa dela. Emily diz que não tem problema, que Alison pode ficar e qualquer coisa que precisar, é só chamar Pam. Antes de Emily sair, Alison fala que deve um pedido de desculpas para ela. Emily quer saber o motivo e Alison diz que sempre fez parecer que os sentimentos de Emily por ela não eram recíprocos, que ela mentiu quando disse que só a beijou para treinar. Emily não entende o motivo de Alison tocar nesse assunto e fica sem saber o que dizer. Alison explica que Emily não precisava dizer nada; ela apenas precisava saber - sobre os sentimentos recíprocos

Ao sair da casa de Emily, Alison fica apavorada quando um carro preto começa a segui-la. Alison vê a sombra de uma pessoa atrás das árvores, o que a deixa mais apavorada. Alison sai correndo e entra na igreja, que está vazia, e manda uma mensagem de socorro para as meninas. Alison fecha uma janela que estava aberta e, ao virar para trás, dá de cara com Mona. Alison pergunta o que Mona quer. Mona fala que sabe que elas estavam em NY na noite em que Shana morreu e tem como provar, sentenciando que quer Alison fora da cidade. Mona fala que Alison pode enganar os outros fingindo que mudou, mas ela sabe muito bem que Alison continua a mesma e ninguém quer ela na cidade. Alison fala que se Mona tivesse provas de NY, ela já teria mostrado. Em seguida, Alison diz que Mona não tem mais motivos para se preocupar com sua presença e que ela está fazendo teatrinho, tratando de lembrá-la das coisas que ela fez com as meninas como -A e que ela quase matou Hanna quando a atropelou. Mona diz que só ela sabe o quanto ela sofre por ter atropelado Hanna, mas que ela se tratou e hoje é uma pessoa melhor. Irritada, Alison não abaixa a cabeça para os desaforos de Mona, falando que não vai deixar a cidade, que Mona está enganada achando que ninguém quer ser amigo dela, advertindo que, se ela quiser, ela pode fazer Mona voltar a ser uma fracassada. Como resposta, Mona dá um tapa na cara de Alison, que a estapeia em seguida, ferindo uma das bochechas de Mona. Após o bofete, Alison fala que elas não precisam daquilo e vai embora da igreja. 

No seu quarto, Alison conta para Emily, Spencer e Aria que Mona armou para ela e que não foi coincidência todas elas estarem ocupadas naquela noite. Alison conta que foi esbofeteada por Mona, mas não revidou. Spencer fala que se Mona realmente tivesse provas de NY, ela já teria feito alguma coisa. Alison finaliza a conversa dizendo que se a intenção de Mona foi apenas assustá-la, ela conseguiu. Aria e Spencer vão embora e Emily, a pedido de Alison, passa a noite com ela. No meio da noite, Emily pergunta se Alison está dormindo. De costas uma para a outra, as duas se viram e se beijam. 

Na manhã seguinte, na escola, as cinco falam sobre Mona, especulando como ela soube de NY. Spencer fala que ela pode ter haqueado o telefone delas via satélite, explicando como é o processo. Quando chegam no refeitório, as cinco são encaradas por Mona, Lucas e sua trupe. Spencer fala que elas não tem medo de Mona, que por sua vez diz que elas devem ter medo de Alison, mostrando o corte em seu rosto. Mona fala que estava conversando normalmente com Alison na igreja e, quando percebeu que ela começou a ficar agressiva, pôs o celular para gravar. Mona mostra para as meninas Alison falando que pode arruiná-la mais uma vez e ela sendo esbofeteada. Alison fica pasma e vai para o banheiro. 

As meninas vão atrás de Alison e perguntam porquê ela mentiu sobre a igreja. Alison jura que é a última vez que ela vai ser feita de palhaça por Mona, não convencendo as meninas de que realmente está disposta a mudar. As quatro deixam Ali falando sozinha, avisando que estão fartas de mentiras. 

A tarde, após mostrar o vídeo para as meninas na escola, Mona encontra com Jenna e Sidney na floresta. Sidney fala que as meninas não estão facilitando as coisas para Alison. Jenna e Mona comemoram, falando que elas vão dar um jeito de fazer com que Alison deixe Rosewood. No final da conversa, é possível ouvir o barulho de um carro chegando.

A noite, no quarto de Emily, Alison diz que mentiu sobre o tabefe que deu em Mona porquê teve medo de decepcionar Emily. Alison diz que foi muito difícil ter abandonado Emily, tentando beijá-la. Emily dá um fora em Alison, falando que, dessa vez, um beijo não vai consertar nada. (continua em There is a B in the box)

O drama das Hastings

A noite, na cozinha dos Hastings, Spencer conversa com Toby sobre Alison e suas suspeitas sobre Peter. A conversa é interrompida quando o celular de Toby começa a tocar. Toby fala que é Jenna e atende. Spencer comenta que não sabia que Toby ainda falava com ela. Toby diz que não falava com Jenna desde que ela mudou para NY. Após desligar o telefone, Toby fala para Spencer que Jenna está em Rosewood e que ela falou que Shana morreu, aparentemente assassinada. Toby diz que Jenna parecia muito abalada ao telefone. 

No dia seguinte, na escola, Spencer ouve seu nome ser anunciado nos alto falantes, pedindo sua presença na sala do diretor. Spencer vai até a sala e dá de cara com Veronica, que fala que aquele era o melhor lugar para elas conversarem. Spencer não entende o nervosismo da mãe, que anuncia que está se separando de Peter e que Spencer vai sair de casa junto com ela. 

Em seu quarto, Spencer faz uma mala e, enquanto dobra as roupas, pergunta o verdadeiro motivo de Veronica querer sair de casa. Veronica diz que Peter a levou para um spa, mas ela nunca fez check in. Em vez disso, ela contratou um detetive particular e descobriu que na noite em que a sra. D. morreu, Peter mentiu para ela dizendo que ele e Melissa foram jantar no Ridgeville. Spencer quer saber se a mãe acha que Peter e Melissa mataram a sra. D. Veronica não responde; apenas lamenta ao dizer que pensava que ela e Peter tinham um acordo de nunca envolver as filhas em problemas. Veronica fala que os dois prometeram que fariam de tudo para proteger as filhas. Spencer tenta, sem sucesso, fazer com que a mãe seja mais clara. Como resposta, Veronica diz que sempre vai proteger Spencer. 

A noite, no quarto de Hanna, Spencer desabafa com a amiga sobre a separação de seus pais. Spencer fala que eles nunca foram a família perfeita, mas nunca imaginou que um dia seus pais fossem se separar. Mais tarde, Spencer e Toby conversam dentro da camionete dele. Spencer conta sobre Shana e a decisão de Veronica, sendo consolada por Toby. 

Hanna - garota interrompida

Na escola, Hanna conversa com Lucas, que a convida para uma festa em sua casa. Lucas conta que está namorando e que, se Hanna quiser conhecer sua namorada, ela terá que ir na festa. Hanna pergunta se pode ir com Travis. Lucas diz que sim e Hanna se despede. Assim que fica sozinho, Lucas faz uma ligação. 

A noite, no Brew, Hanna aguarda no balcão seu pedido. A garçonete entrega para Hanna dois copos de café, um com o nome dela e outro com o de Travis. Ao olhar para trás, Hanna dá de cara com Caleb. Hanna pergunta quando ele voltou e porquê ele não ligou para ela. Uns meninos que estavam perto de Hanna mexem com ela, o que deixa Caleb enfurecido. Caleb dá um esporro no menino e os dois quase se agridem, não fosse a intervenção de Hanna, que dá as costas para Caleb, para pegar os cafés, e quando olha para trás, Caleb não está mais lá. 

Na festa de Lucas, Hanna se acaba entornando um copo de ponche atrás do outro, ligando várias vezes para Caleb, que não retorna. Hanna deixa o celular cair, Lucas pega para ela, aproveitando para oferecer mais bebida. Hanna pergunta onde está a namorada dele e Lucas diz que, naquele momento, ela não está por perto. Travis percebe que Hanna está mais pra lá do que pra cá e a leva embora. 

Ashley leva Hanna até seu quarto e pergunta porquê ela encheu a cara. Hanna responde que Caleb voltou. 

Na noite seguinte, Caleb está tomando cerveja sozinho em um parquinho quando é surpreendido pela chegada de Hanna, que disse que sabia que ele estaria lá. Hanna pergunta porquê Caleb voltou e se Miranda encontrou a família dela. Caleb responde que não sabe, que a última vez que ele viu Miranda foi quando ele foi embora de Ravens. O celular de Hanna apita e imediatamente ela se levanta, falando que Caleb precisa ir com ela. 

The Aria Thing

Durante o almoço, na escola, Aria fala para Emily e Hanna que está pensando em conversar com Jenna, por conta do que Spencer falou. As duas acham um absurdo a ideia de Aria, que ignora as advertências das amigas e decide conversar com Jenna que, segundo Toby, estava devastada por causa da morte de Shana.

Aria vai até a casa dos Cavanaugh e abre a porta, chamando por Jenna. Aria vai em direção ao quarto de Jenna, chamando por ela, que não responde. O silêncio é quebrado quando Jenna pergunta quem está no quarto. Aria leva um susto ao ver Jenna sentada no chão, abraçado as pernas, chorando descontroladamente. Impressionada, Aria vai embora. 

A noite, Aria chega em sua casa, abre a porta da sala e vai acender a luz. Quando ela vai fechar a porta, quase morre do coração ao ver Jenna parada em sua varanda. Jenna fala que sabe que era Aria no quarto dela naquela tarde, perguntando o que ela queria. Aria fala que a volta de Alison trouxe muitas lembranças e que, depois que ela soube de Shana, ela queria apenas conversar com Jenna, explicando que ela passou dois anos achando que Alison estava morta e sabe como é a dor de perder alguém. Jenna acha que Aria está sendo falsa e a ironiza, dizendo que, pelo menos, Aria ainda tem amigas e ela não tem nada. Aria reconhece que ela é a última pessoa que Jenna queria ver naquele momento, mas que uma conversa poderia amenizar seu sofrimento. Jenna, lacrimejando, muda de ideia e aceita o convite de Aria para conversar. 

Depois de conversar com Jenna, Aria vai até o apartamento de Ezra com uma torta de limão. Ezra diz que foi uma boa ideia Aria ter conversado com Jenna, mas está na hora dela parar de se culpar. Ezra fala que Aria precisa se convencer de que ela fez a coisa certa quanto a Shana. Como exemplo, Ezra mostra a cicatriz em sua barriga, onde foi baleado. Ezra fala que ele quase morreu e que Shana poderia ter feito pior. O discurso de Ezra deixa Aria balançada e os dois acabam indo para a cama. 

There is a B in the box

No quarto de Emily, Alison tenta reverter o mal estar causado pelo vídeo de Mona. Emily rejeita o beijo de Ali que, mais uma vez, fica desapontada por não ser correspondida. A tensão é interrompida quando a tv anuncia breaking news no caso Alison DiLaurentis. A repórter diz que a polícia já sabe quem é a pessoa que foi morta no lugar de Alison. Ao ver o plantão, Alison convoca as meninas para irem até a casa de Emily, para que todos possam ouvir a revelação juntos. 

Na sala dos Fields, Spencer, Toby, Aria, Ezra, Emily, Alison, Hanna e Caleb veem um policial anunciar que a pessoa morta e enterrada como Alison D. é uma garota chamada Bethany Young, de dezessete anos. Bethany era paciente do Radley e, naquela noite, conseguiu escapar do sanatório. O policial diz que Bethany foi morta no lugar de Alison, que supostamente foi sequestrada, pedindo para que a imprensa respeite a família da vítima, que não quer se pronunciar no momento. Antes que qualquer um deles possa comentar qualquer coisa, uma bomba explode na rua, estraçalhando as janelas da sala dos Fields. Na rua, dois carros ardem em chamas, assim como a casa dos Cavanaugh. Toby teme que Jenna esteja dentro da casa e corre para resgatá-la ao mesmo tempo que os celulares das meninas começam a apitar, anunciando uma mensagem.

Na cena final, -A, com o celular na mão, ouve as últimas notícias sobre a explosão enquanto uma equipe de mudança mexe em umas caixas. -A pega a bonequinha de Alison e passa a mão em seu cabelo, parado ao lado de um manequim vestido com a roupa da Mulher de Preto. 

9 comentários:

  1. Foi impressão minha ou o Caleb e a Ali se olharam de uma maneira muuuito suspeita na casa da Em? Outra coisa que me chamou a atenção foi que a Hanna comentou para o Travis que não queria que as liars virassem fantoches nas mãos da Ali. Logo depois, na reuniãozinha entre Mona, Sidney e Jenna, uma delas comenta exatamente a mesma coisa, que elas não querem ser os fantoches de Ali. Comecei a desconfiar de Travis, que aliás, apareceu na série de maneira bem suspeita, na confusão envolvendo Ashley, o carro no lago, Wilden e Cece...e acabou por inocentar Ashley...too much coincidences...De maneira geral desconfio de todos que apareceram "do nada" após a "morte" de Ali: Caleb (que assim como partiu, voltou, sem grandes explicações), Maya (será que vamos ouvir falar dela algum dia de novo?), Nate, Shana, depois Travis, Sidney, entre outros...
    Aguardando ansiosa especulações sobre quem seria B. Young...rsrs...
    Beijos,
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi impressão, não Ana. Caleb e Alison trocaram olhares suspeitos sim. Foi muito estranha mesmo a maneira como o Travis surgiu na série. Especulamos que ele foi pago pelo Caleb para inocentar Ashley, mas vai saber né. A Sidney parece ser a nova Shana, mas sem ligação com Alison. Caleb voltou pq Ravens foi cancelada. Sobre Bethany, paciência para o desenrolar dessa revelação.

      Excluir
  2. Não sei quem é Bethany Young, mas duvido muito que esse é o nome verdadeiro dela e acredito que esteja envolvida na morte de Mrs. Cavanaugh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Iracema. Conhecendo a série como a gente conhece, depois de revelarem que é Bethany quem foi morta e enterrada como Alison, nos resta ter paciência para saber o que uma coisa tem a ver com a outra.

      Excluir
  3. Com certeza ela foi internada na Radley com outro nome para preservar sua identidade verdadeira. E quem está sempre interessado em preservar tudo em Rosewood? Peter Hastings! Junto com Jessica Di. Por isso o pavor da Jessica no telefone na noite do celeiro. Alguém avisou que a maluca (ou nem tanto) tinha fugido! E a morte de Mrs. Cavanaugh deve ter sido "queima de arquivo"...
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Ana. A primeira coisa que pensamos é que Bethany não chama Bethany. Tem tanta coisa para especularmos sobre essa revelação. Capaz da coitada não ter nada a ver com morte nenhuma e foi usada para enrolar e adiar, ainda mais, as respostas.

      Excluir
    2. Peter e Jessica com certeza sabem mais do que a maioria! A conversa de Jessica no telefone no dia da "morte" de Ali e ela ser membro do conselho do Radley já entregam tudo. Quanto a Peter, aquele tal de querer ajudar Toby a expor Radley e depois mudar de ideia foi muito suspeito!

      Excluir
  4. Eu acho que Bethany tem a ver com a morte da mãe de Toby, acho que Caleb voltou porque Alison pediu, por isso a troca de olhares, lembrando que ela conhecia a Sra Grunwald e já tinha se escondido ela própria em Ravenswood.
    P.S.: Só um detalhe, no texto tem dizendo que a paige tava assistindo o pronunciamento na tv com o resto do pessoal... Ela tava mesmo e eu que não reparei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crisna, obrigado pela observação. Paige não estava na sala. Texto corrigido!!

      Excluir