sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Ravenswood - guia de episódios

Por enquanto, foram divulgados apenas os cinco primeiros episódios de Ravenswood*. Não sabemos o total de episódios do spin-off e nem se vai ter mais de uma temporada. Essas informações não estão disponíveis nos sites oficiais do spin-off. Abaixo os episódios e as datas de exibição:

  1. Pilot - 22/10
  2. Death And Maiden - 29/10
  3. Believe - 05/11
  4. The Devil Has A Face - 12/11
  5. Scared To Death**
  6. Revival
  7. Nome não divulgado
  8. I´ll Sleep When I´m Dead

*Post atualizado em 14/11
**Segundo o PLLPortugal, Ravens entra em hiatus depois do 1x05 e volta com a 4B de PLL, em 07 de janeiro de 2014

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Comentário 4x13 - Grave New World

Um dos principais motivos de nossas críticas negativas sobre a terceira temporada foi a maneira como algumas tramas foram abordadas. Reclamamos que vários episódios destacavam uma trama para tumultuar uma determinada fase da temporada e, sem mais nem menos, essas tramas foram esquecidas, sem necessariamente serem respondidas. Nunca passou pela nossa cabeça que um dia a gente sentiria falta desse tumulto desnecessário. Até o 4x13.

Como sempre, o episódio seria o mais assustador, o melhor, o mais obscuro, o meu favorito, o que todo mundo ia cair da cadeira no final, ficar em choque, que ia revirar a história e todo aquele blá blá blá que antecede episódios de grande expectativa, como as premieres, a midseason e a finale. 

O episódio começa dando sequência a cena final do 4x12. Depois de saírem do apartamento de Ravenswood, as meninas ignoram o conselho de Grunwald e decidem ficar para a festa na cidade, determinadas a encontrarem Alison antes que -A encontre. Elas invadem uma loja de roupa e começam o 4x13 já trocadas, andando no meio da rua rumo ao cemitério de Ravenswood. Ezra liga para Aria que, mesmo não podendo falar muito sobre o que estava fazendo, avisa que está numa festa no cemitério em Ravenswood. Ezra pede que ela tome cuidado e pronto, essa é a deixa para ele saber onde Aria estava, fingir chegar em Ravenswood e começar um episódio que impressionou pela falta de enrolação. 

O 4x13 era um episódio que precisava ser tumultuado e o que vimos foi o contrário. As coisas se resolveram de uma maneira tão simples, que chegou a assustar. O episódio deixou a impressão de que foi feito exclusivamente para reforçar a conclusão que a midseason lançou, de que Ezra é -A, o beach hottie e está atrás de Ali, além de promover Ravenswood, fingindo que não estava promovendo, já que Caleb estava ao lado de Miranda em todas as cenas. 

Sobre Ezra. Sim, é para todo mundo desconfiar dele. Ezra é -A, é o beach hottie e está atrás de Ali. Sim, Ezra é o soldado que perseguiu as meninas, que brigou com Spencer e trancou Hanna na cabine telefônica. Sim, Ezra é do mal. Ou, pelo menos, é isso que ele deve parecer. Seguindo uma sequência que já foi melhor, Ezra começou o episódio se desencontrando com Aria para encontrá-la no final, depois que ela passasse por poucas e boas. Ele aparece com a roupa de soldado, antes do soldado entrar em ação. Spencer corta uma das mãos do soldado com a tesoura e Ezra aparece com a mão escondida no bolso quando devolve o telefone para Aria. Entre corte e devolução, teve a volta para Rosewood, sem aparecer Ezra dirigindo. Por quê será?

Sobre Ali. O 4x13 confirmou o que todo mundo já sabia e o que a própria série já tinha confirmado, no 3x24. Ali está viva. Amamos a cena do reencontro, que salvou o episódio. Todo mundo já sabia que Ali estava viva mas faltava essa confirmação oficial, que veio com o reencontro das cinco amigas. As meninas precisavam ver Ali quando todas elas estivessem juntas e conscientes. 

Sobre Ravenswood. Claro que esse não era o objetivo, mas eles conseguiram criar uma antipatia pelo spin-off antes mesmo de começar. Se foi anunciado que o spin-off não tinha nada a ver com a série e que não precisava assistir PLL para entender Ravenswood, por qual motivo dedicar metade do episódio da série para introduzir o spin-off? Segundo os spoilers, a cena final do 4x13 daria sequência para Ravenswood e era apenas esse o fator comum entre série e spin-off. Quando dissemos que o 4x13 usou Caleb para fingir que não estava promovendo R. é porquê ele terminou o 4x12 pegando o ônibus de Rosewood para Ravenswood, além de ser personagem dos dois. De qualquer jeito, ele tinha que chegar em Ravenswood, mas não precisava fazer do trajeto uma introdução disfarçada para o spin-off. Quem pagou o pato dessa ideia infeliz foi Miranda, que já é detestada por todos. Ravenswood, spin-off, ainda foi responsável pelos momentos sobrenaturais da série, característica que juravam ser excluisiva do spin-off. Ou tem outra explicação para Hanna voar com o vento e Spencer desaparecer embaixo do nariz de Aria e Emily? Para finalizar a promoção disfarçada de episódio, dois personagens do spin-off aparecem em uma situação da série, quando aquela loira cai numa cova vazia e um soldado a ajuda a sair. 

Sobre a falta de tumulto. Talvez por ter que dividir metade do seu tempo com Ravenswood, o 4x13 foi ágil e não quis enrolar. Aria não podia dar muitos detalhes de onde estava para Ezra, mas acabou falando que estava em Ravenswood. Ele pediu para ela tomar cuidado (?) e essa era a desculpa que ele precisava para baixar na cidade. Uma Red Coat Loira é vista e a partir dai as meninas passaram o episódio correndo de um lado para o outro, subindo e descendo escadas, entrando e saindo de portas normais e secretas e ouvindo os gritos de Ali em todos os cantos. Gritos que acabaram por ser revelar gravações de uma fita. A dona da fita era Grunwald que, cansada de tentar expulsar as meninas da cidade, resolve ser boazinha e fazer mais revelações. De repente, ela começa a sentir uma vibração ruim e descobre que uma das três - Emily, Aria ou Spencer - "foi tocada por aquele que Alison mais teme!" Alguém entendeu de onde Spencer tirou que Grunwald fazia sessões? O momento Casablanca de Hanna com Caleb também não perdeu tempo. Hanna e Miranda bem que tentaram se estranhar, mas decidiram ser amigas logo de uma vez, assim Caleb não precisaria insistir para ficar em Ravenwsood. A própria Hanna pediu para ele ficar. A provocação quanto as gêmeas foi tão bizarra, que se iguala a uma piadinha das mais sem graça. Risada mesmo demos com o comentário de Em na hora que ninguém sabia trocar o pneu. Aliás, o pneu resultou em um momento super inesperado, em que Spencer, na quarta temporada, lembrou de um acontecimento da primeira.

No post Spencer matou Ali? II, lembramos da batida de carro que Spencer e Melissa sofreram na noite em que Ian foi empurrado na igreja. O estepe do carro de Spencer, segundo ela, deve ter sumido na época da batida. Hanna também lembrou de uma história super antiga, que foi a historinha de terror sobre as gêmeas, que Ali contou para ela no 2x13. 

O 4x13 se resume nos seus cinco minutos finais, que mostram o reencontro de Ali com as meninas, em Rosewood, e Ali fugindo quando Ezra se aproxima. O corre corre que usamos para definir a movimentação durante o episódio é só força de expressão mesmo; as meninas mal conseguiam dar um passo sem tropeçar na barra da saia. As gravações de Grunwald mostravam Ali nervosa e gritando com um homem e os gritos de Ali guiaram as meninas por Ravenswood. Ezra aparece normal e se fantasia de soldado. O soldado aterroriza Hanna e leva uma tesourada de Spencer, que bate a cabeça quando vai desmacascará-lo. No final, Ezra reaparece normal e com uma mão escondida no bolso. Ali, de Red Coat com capuz em Rosewood, confirma que está viva e pede silêncio para as meninas quando alguém se aproxima. Esse alguém é Ezra e é isso que deve parecer: Ali está fugindo de Ezra, Ezra é -A e o beach hottie, que nesse episódio foi chamado de board shorts. Antes de sumir, Ali falou para as meninas que queria voltar para casa, mas precisava da ajuda das amigas, e perguntou se Hanna lembrava do que ela falou quando a visitou no hospital. Durante a visita, Ali explica que falar a verdade para a pessoa errada na hora errada fez com que ela se envolvesse em uma confusão e que estava na hora das meninas darem um jeito em -A, porquê "aquela vagabunda está me tirando do sério." Saiba mais sobre as aparições de Ali aqui.


terça-feira, 22 de outubro de 2013

Regulamento Quiz Ano I do blog

Confiram aqui o regulamento do quiz que vai premiar o vencedor com o livro Pretty Little Liars, em inglês, com capa do pôster da primeira temporada. O quiz começa às 19h30min, horário de Brasília. O vencedor será anunciado antes da exibição do 4x13, que começa às 22:00h por conta do horário de verão. 

O blog e a comunidade We Are The -A Team quer todo mundo nessa festa! Venha se divertir com a gente e assistir o especial de Halloween e a premiere de Ravenswood. 

Episódios de hoje: 4x13 Grave New World + Ravenswood Pilot

4x13 - Grave New World


Ravenswood Pilot


Hoje, antes dos episódios, acontece a Festa de Aniversário de um ano do blog na comunidade We Are The -A Team. O blog, em pareceria com a comunidade, vai promover um quiz e premiar o vencedor com o livro Pretty Little Liars, em inglês. Saiba mais aqui e o regulamento/horário aqui. Todos estão convidados!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Vídeos 4x13 - comentário sobre as roupas do episódio

Saíram dois vídeos com a figurinista de PLL e as atrizes comentando sobre as roupas do Halloween desse ano. Apesar da gente preferir as fantasias, e dos vídeos não terem legenda, ficou legal. Confiram: 


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O que estão falando sobre PLL

Continuamos revirando a internet em busca de novidades e encontramos alguns comentários bem interessantes. Durante todo esse hiatus, a maioria dos nossos posts falou sobre assuntos diferentes e tramas antigas. Fizemos todo tipo de especulação, palpitamos até falar chega, concluímos mil coisas diferentes, atiramos para todos os lados e complicamos tanto as coisas que a gente terminava o post com mais dúvidas do que quando começamos. 

De maneira geral, durante esse hiatus, quase todos os sites sobre PLL publicaram as mesmas coisas porquê a 4A terminou confirmando algumas questões e as perguntas que ficaram são sobre assuntos que a gente ainda não viu; então, fica difícil teorizar. Depois do 4x12, as teorias sobre Ezra e Aria voltaram com tudo mas sem novidades. Na verdade, não foi só o 4x12 que focou em confirmar questões; praticamente toda a summer season foi assim. Claro que tem muita coisa que a gente não entendeu como, por exemplo, o motivo de Mona inventar que matou Wilden, e qual a importância da morte de Marion, mas claro que a gente não sossega e não consegue ficar sem especular. 

Como dissemos, não vimos novidades nos assuntos Ezra, Aria, Red Coat, mas vimos muita coisa interessante sobre outros assuntos. Seguindo a linha dos posts que fazemos para "deixar registrado", vamos listar detalhes que chamaram a atenção de quem, assim como nós, não sossegou durante esse hiatus.

No 4x12, Grunwald falou que Ali vai continuar fugindo até encontrar alguém em que possa confiar. As meninas não gostaram nem um pouco de ouvir isso. Nós amamos Grunwald e como é de PLL que estamos falando, claro que Oliver G. se encarregou de por o discurso de Grunwald em dúvida. Em uma entrevista, Oliver disse que Grunwald contou a história do ponto de vista dela, o que quer dizer que ela pode ser uma mentirosa. Sabê-se lá porquê Grunwald não acha que as meninas são de confiança, sendo que a própria Alison testou a lealdade das amigas e concluiu que poderia contar com elas em qualquer situação. Lembram do 2x13, quando Ali aprontou na casa abandonada? Depois que ela foi agredida pelo Mascarado, as meninas conseguiram sair do quarto e encontraram Ali sentada em uma cadeira. As meninas estavam super assustadas e não acharam a menor graça do que Ali aprontou. Sem entenderem nada, Ali explicou que armou a situação para confirmar se as meninas eram leais a ela e a respostas foi positiva. Então, por qual motivo Grunwald desconfia das meninas?

Na cena final do 2x17, aparece um mural de fotos com os quatro casais - Emily/Maya, Hanna/Caleb, Aria/Ezra e Spencer/Toby. -A rasga a foto de Aria com Ezra e de Spencer com Toby. Em seguida, -A queima as fotos de Ezra e Toby. Coincidência?

Segundo uns tuítes de Marlene, Mona era a -A do 2x13, que ameaçou Alison, e Lucas era o Mascarado que tentou matar Ali na casa abandonada. Se Mona era -A nessa época, então foi ela que mandou o boneco de voodoo para Ali. No 2x24, Seth fala que um casal foi na loja comprar o boneco e que a menina tinha o cabelo preto. Será que o casal era Mona e Lucas? Talvez sim. Só que a gente ainda tem algumas dúvidas sobre essa união de Mona com Lucas. Segundo Mona, foi Lucas que massageou Emily. Só que, no 3x15, Lucas fala para Hanna que ele estava sendo ameaçado por Mona desde o Baile de Máscaras, do 2x25. Afinal, Mona e Lucas tramam desde quando? 

Cronologicamente, Emily foi a primeira que viu a Red Coat Loira, mas como ela estava drogada ela só lembrou no 3x18. No 3x16, Hanna vê a Red Coat Loira sem capuz e Aria recebe a visita de Ali. Reparamos que, depois que a RC Loira começou a aparecer, as meninas não viram mais Ali. No 3x23, Spencer viu Ali no Radley. Como Spencer não estava muito bem da cabeça e Ali não falou nada com nada, consideramos essa aparição um delírio. No 3x24, Ali apareceu de Red Coat e, desde então, as visitas terminaram. 

No final da primeira temporada, Hanna descobre que Caleb se aproximou dela a mando de Jenna. Segundo Caleb, Jenna queria uma chave, que nem ele sabia o que era. Imaginamos que a tal chave seja o pen drive que Ali escondeu no globo de neve e deu pra Emily. Já comentamos em um post que, apesar de Caleb ter dito que trabalhava para Jenna e Hanna ter dado um tapa na cara dela, Jenna nunca se manifestou sobre o assunto. Ela não entendeu quando foi esbofeteada por Hanna e nem precisava de muita explicação, lembrando do passado entre elas. O que chamou atenção é que, não lembramos exatamente qual episódio, Hanna vai falar com Caleb na escola para saber o que Jenna queria. Caleb fala da tal chave e se refere a Jenna como Jenna Cavanaugh. Mas ela não chama Jenna Marshall? Estranho isso, não acham? Ainda temos dúvidas se realmente era para Jenna que Caleb estava trabalhando. Na review do 4x12, destacamos a implicância de Caleb com Mona. Será que foi Mona quem mandou Caleb se aproximar de Hanna? Talvez Mona queria os vídeos para chantagear Jenna e conseguir uma nova aliada.

A morte de Ian continua sem explicação. Não só a morte como a identidade da pessoa que o empurrou da torre. A morte de Ian é uma das situações que ficou como obra de -A, mas desconfiamos que -A não tem nada a ver com isso. Mona afirmou que adoraria saber quem empurrou Ian na torre. Segundo Garrett, Ian estava morto há pelo menos uma semana quando ele foi encontrado morto por Melissa. Comentamos que Ezra e Garrett se conheciam e que não sabemos o que os dois conversaram quando Garrett baixou no apartamento de Ezra. Segundo Ezra, Garrett foi fazer umas perguntas sobre Spencer. Partindo da especulação de que Ezra e Ali se envolveram, será que foi Ezra que matou Ian porquê Ali também se envolveu com ele? Jenna e Ian conversaram na escola um pouco antes das meninas armarem para Ian naquela história da chantagem. Seguindo a linha de que pessoas que não interagem tramam juntas, Melissa, Jenna, Wren e Ezra podem estar por trás desse crime. 

Mais uma especulação envolvendo Ezra e Ali. No Pilot, Aria dá uma carona para Mike até a escola e, depois que Mike sai do carro, Aria recebe uma mensagem e vai para o bar, onde conhece Ezra. No 3x16, Ali visita Aria e fala sobre Dianne. Antes de ir embora, Ali perguntou para Aria "você sabe por quê eu te escolhi, não sabe?" Aria não entendeu a pergunta, assim como nós. Será que Ali armou para Aria conhecer Ezra? Se armou, o que Ali pretende com isso?

Não temos dúvidas de que Ali e Jenna tem um passado secreto. No 2x13, Ali fala para Jenna: I´m Alison. Jenna respondeu que sabia que ela era Alison, dando a entender que já sabia quem ela era OU será que Jenna conhece alguém igual Alison, mas que tem outro nome, tipo Courtney? 

As mensagens de -A durante a 4A foram escritas em vermelho. Durante as duas primeiras temporadas, algumas mensagens de -A eram assinadas com dois tracinhos, enquanto outras tinham apenas um tracinho. Algumas teorias dizem que esses tracinhos significam que pessoas diferentes assinaram as mensagens. Os tracinhos ficaram muito em evidência quando ninguém sabia quem era -A e algumas teorias dizem que os tracinhos tem a ver com o código Morse, que explica como os traços diferenciam as pessoas. Se os tracinhos devem ser levados em consideração, então quer dizer que as mensagens de -A em vermelho não foram enviadas nem por Toby e nem por Mona, mas sim por uma terceira pessoa, que manteve um traço e mudou a cor do texto para vermelho. Se bem que algumas mensagens de -A antes da quarta temporada foram escritas em vermelho. De qualquer maneira, não deixa de ser curioso. 

No 3x13, Garrett e Jenna encontram com Ali no quintal dos D. Segundo Garrett, ele e Jenna deixaram Melissa e Ian sozinhos no quarto de Ali. Então, segundo Garrett, Melissa estava na casa dos D. quando ele viu Ali com Byron que, no 3x16, diz ter visto Melissa rondando o quintal depois que ele conversou com Ali. Independente da veracidade das versões, o que chama atenção é o que Melissa fala no telefone quando é vista por Byron. Melissa conversa no celular e fala "será que eu preciso ligar no 911 para te encontrar?" Quem será que Melissa queria localizar ligando para a polícia? Wilden ou Garrett? 

Algumas pessoas perceberam que, depois do 4x12, os produtores de PLL passaram a usar a expressão UberA em vez de BigA e essas pessoas querem saber o motivo da mudança. Uber significa algo que está acima de tudo, maior do que tudo. O que isso quer dizer, que a BigA trabalha para um UberA? Existe mais de um chefe nessa confusão, é isso?

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Promos e sneak peeks 4x13 - Grave New World

Saiu mais um sneak peek do 4x13. Um mini-sneak peek, na verdade. O que aconteceu para não divulgarem o 4x13 como costumam fazer? Nós mesmos estamos perdidos com os posts que fizemos sobre o especial. Por isso, vamos postar todos os vídeos que divulgaram, de promo e sneak peeks. Quanto aos spoilers, fizemos um post e só, porquê, acreditem, durante todo o hiatus não encontramos nada além do que foi divulgado desde que fizemos o post com sinopse e spoilers. 




Mais:

domingo, 13 de outubro de 2013

Especulação sobre o caderninho que Hanna pegou no 4x12

No 4x12, enquanto as meninas xeretavam o apartamento em Ravenswood, Hanna pegou um caderninho e enfiou na bolsa. Ficamos com a impressão que Hanna já tinha visto aquele caderninho antes, já que ela não pensou duas vezes ao pegá-lo e esconder na bolsa. 

Os spoilers da 4B anunciam que o caderninho vai fazer revelações importantes sobre Ali e a/o BigA e que uma das meninas vai descobrir sobre Ezra antes de todas. Tudo indica que Hanna é quem vai saber antes, por causa do caderninho, já que se o apartamento é de Ezra, o caderno é dele. 

Algumas especulações dizem que Hanna reconheceu o caderno por ser um diário de Aria. No post sobre as coincidências de Aria, comentamos que, várias vezes, ela aparece mexendo no celular e a gente não sabe com quem ela está falando, mas não comentamos que, além de mexer no celular, Aria, várias vezes, aparece escrevendo, quando está no seu quarto, e a gente também não sabe o que é. Aria ainda teve seu nome associado a diários quando conheceu Duncan, que falou que Vivian falou que Aria era a menina dos diários.

Diários sempre deram o que falar em PLL. Spencer reconheceu um diário de Ali no covil quando Mona se revelou, no 2x25. No começo da 3B, algumas páginas do diário de Ali deixaram Aria atormentada por conta de um relato envolvendo o nome de Byron. No 3x16, Ali acalmou Aria esclarecendo o transtorno, que começou quando Garrett escandalizou Spencer falando sobre os últimos momentos de Ali viva no quintal dos D.

No final da 3B, Mona conta para Spencer que tem os diários de Ali. Mona revela que Ali achou que estava grávida, mas não estava, além de afirmar que ela - Mona - tinha respostas para perguntas que Spencer nem sabia que iriam surgir. 

Não sabemos se Mona falou a verdade, mas sabemos que os diários de Ali tem muitas respostas. Pelo menos foi isso que Ali disse para Spencer. No 3x22, Spencer não entende nada quando Ali, no meio da rua, começa a escrever no diário. Spencer quer saber o que tanto Ali escreve. Ali provoca Spencer e faz um comentário mórbido, dizendo que ela está escrevendo os diários para que elas - as meninas - leiam depois que ela - Ali - sumir ou morrer. 

Voltando para o caderninho do 4x12. Descartamos o palpite de que o caderno é de Aria. Acreditamos que o caderno é de Ezra e que Hanna reconheceu logo de cara porquê ela já esteve no apartamento de Ezra, que tem livros empilhados em tudo quanto é canto. No 2x25, as meninas se reúnem no apartamento de Ezra. Essa foi a única vez que todas estiveram juntas no apartamento do professor. Nessa época, elas se reuniram para falar sobre -A.

Muito tempo depois, no 3x21, Hanna volta ao apartamento na companhia de Aria, enquanto ela toma conta de Malcolm. No 3x24, Hanna, sozinha, se oferece para ser babá de Malcolm e, novamente, o assunto é -A.

Embora nenhuma dessas cenas no apartamento de Ezra tenha mostrado o caderninho do 4x12, o que levamos em conta é que Hanna esteve no apartamento dele e teve tempo para ver com calma as coisas de Ezra. Se fosse pra gente apostar em qual dessas situações Hanna viu o caderno, apostamos no 3x24, porquê ela ficou sozinha no apartamento tomando conta de Malcolm. 

As coincidências estranhas de Rosewood

Depois que fizemos o post sobre as coincidências de Aria, a gente queria fazer o mesmo com Hanna, Emily e Spencer, mas não encontramos novidades; novidades para acusarem as meninas de serem -A. Claro que a gente não sossegou e continuou revirando a internet em busca de teorias, especulações, coincidências, comentários ou qualquer coisa que servisse para fazer um post sobre as meninas. Tanto que reviramos, que encontramos novas coincidências; coincidências um tanto quanto estranhas. Usamos a palavra estranha porquê, mais uma vez, não chegamos a uma conclusão, e essas coincidências envolvem Emily na noite em que Ali morreu.

O comentário que deu origem a esse post foi sobre uma foto que mostrava as lápides do mausoléu do 3x18, quando Jason organizou um novo velório para Ali. A foto destacava que, diferente das outras lápides que mostravam o ano do nascimento e da morte da pessoa, a de Ali não tinha data nenhuma, apenas uma frase. Como a foto não estava muito nítida, fomos rever a cena. Revendo a cena, nos deparamos com as tais coincidências estranhas que falamos.

Antes de comentarmos sobre as coincidências, só uma pausa. Essa época do 3x18 era quando Spencer estava biruta. Absolutamente todas as cenas da evolução do surto de Spencer merecem ser revistas.

A primeira coincidência é quanto as lápides. Não é só na de Ali que não tem data; na de Marion C. também não tem. As lápides aparecem em cenas diferentes. A de Ali aparece quando Spencer baixa surtada no mausoléu, espantando - em todos os sentidos - Jason e as meninas. A de Marion aparece quando Spencer escreve o nome de Toby na lápide de Marion. Se vocês amam Spencer Crazy tanto quanto nós, assistam o primeiro vídeo duas vezes porquê não tem como prestar atenção em detalhes depois que Spencer interrompe a cerimônia. "Quem é o pai? Essa é a melhor parte!"




Essas cenas encerram o episódio junto com a conclusão de Emily de que a Red Coat Loira de capuz no cemitério estava no comando. Emily chegou a essa conclusão depois que fez uma sessão de hipnose com Sullivan. Faz pouco tempo, comentamos em um post que foi no 3x18 que Emily esclareceu a confusão no farol do 3x12. Do nada, Emily tem uma crise de culpa por ter assassinado Nate e vai atrás da dra. para se acalmar. Sullivan explica para Emily como a hipnose pode ajudá-la e Emily concorda em fazer uma sessão. Emily entra em transe após Sullivan falar AQUELA NOITE.

A noite a que Sullivan se referia era a do farol. A noite que ficou conhecida como aquela noite foi a do 3x01. Porém, a noite que Emily lembra não é nenhuma das duas. Emily lembra da noite da festa no celeiro. Emily está com a mesma roupa do Pilot, assim como Ali. Sullivan fala de Paige, arma do crime e outras coisas que se encaixam nas duas noites, mas que são interpretadas por Emily de maneira confusa, criando uma terceira noite, que foi assim: na noite da festa no celeiro, Emily aparece no quintal dos D. segurando uma pá e vai na direção de Ali, que começa a gritar e se desequilibra, caindo naquela parte do quintal que estava em obras. Emily acorda da hipnose assustada e sai correndo do consultório.

Dessa cena pulamos para a lembrança que Emily tem depois que Spencer baixou no mausoléu. Emily ouve o barulho dos regadores e percebe que confundiu as noites. Dessa vez, Emily lembra da noite do 3x01, com -A revirando a cova de Ali e a Red Coat Loira se escondendo.

O que chamou nossa atenção foi que, nas lembranças de Emily, ela e Alison falaram a mesma coisa em situações envolvendo uma pá. Na lembrança que Emily teve na hipnose, Ali está histérica no quintal dos D. berrando enquanto Emily se aproxima com a pá na mão. Na lembrança que Emily tem daquela noite - 3x01 -, Emily é que aparece histérica, segurando a pá e berrando diante do primeiro túmulo de Ali, que também não tem data nenhuma.





No 3x19, é a vez de Jason dar uma viajada e lembrar de CeCe e Melissa no quintal dos D., com CeCe vestida de Ali e parada no mesmo lugar do quintal que Ali foi enterrada.




Não conseguimos fazer uma associação dessas coincidências, que envolvem aquela noite, a noite da festa no celeiro, Emily, a pá, Toby, Ali, CeCe, Marion e a Red Coat Loira, mas podemos listar o que aconteceu com cada um deles depois dos delírios de Emily e Jason:

Ali é a Red Coat Loira de capuz do 3x24;
Ali foi desenterrada por Grunwald e está viva - 4x12;
CeCe se revelou uma das Red Coat Loira de capuz e máscara - 4x12;
Segundo Emily, a Red Coat Loira do cemitério está no comando - 3x19;
Segundo Mona e Toby, a BigA é Red Coat mas não sabemos se é loira - 3x24;
Marion, oficialmente, se matou - 4x02;
Toby foi dado como morto por conta daquela armação que Mona fez na floresta para enlouquecer Spencer - 3x21 - e ressuscitou no 3x24;
Jason viu CeCe vestida de Ali no quintal dos D. na noite que a irmã morreu - 3x19;
Antes de tudo isso, a pá apareceu no 2x12 como a arma do crime no caso Ali D.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Novas coincidências e especulações

Hoje vimos duas fotos que chamaram nossa atenção. A primeira foto é do 4x13, que mostra duas menininhas loiras no cemitério de Ravenswood. A segunda, é um Tumblr com uma cena do 2x25 e do 3x23. Apesar de uma foto não ter nada a ver com a outra, as duas se encaixam em algumas especulações que postamos envolvendo Alison, Courtney, Mona, Toby, Marion, o Radley e a BigA. Veja a foto aqui e o Tumblr aqui.

Basicamente, as especulações confirmam as gêmeas e que uma delas está no comando do time, além de reforçar o palpite de que Ali, Toby e Mona estão mais ligados do que parece. O post não tem uma conclusão. Nossa intenção é só deixar registrado essas novas especulações porquê se encaixam no que falamos.

Desde o 4x01 achamos que Alison é o verdadeiro motivo de Toby ter se juntado ao time. Não sabemos explicar o que Toby quer fazer, mas cismamos que os dois tem alguma coisa. Mesmo antes de Toby se revelar -A, nós falamos que ele tinha tudo para ser -A para se vingar de Alison. O flashback do 4x01 mudou nossa opinião. Toby não é -A para se vingar de Alison, mas sim porquê quer fazer alguma coisa por Alison. Nós mesmos nos surpreendemos ao constatar isso. Nessa Análise explicamos a origem desse palpite. 

Palpite que ganha reforço com uma passagem do primeiro post Spencer matou Ali?, em que comentamos sobre o casaco que Toby emprestou para Ali no dia que ela desapareceu. Toby falou para Emily (1x10) que encontrou com Ali antes da festa no celeiro e emprestou o casaco para ela. Segundo Toby, depois que Ali pegou o casaco, ela entrou em um carro e ele não conseguiu ver quem estava dirigindo. Toby jurou inocência para Emily, sem entrar em detalhes sobre o encontro com Ali. 

O que chamou nossa atenção no Tumblr é o crachá do Radley utilizado por Mona com o nome Ali Dee. Durante a conversa de Mona com Vivian, Mona falou Ali Dee e recebeu de Vivian um número de telefone, que tudo indica ser de Toby. Confiram aqui.

Muito tempo depois do encontro de Mona e Vivian e da descoberta dos crachás, o nome DeeLaurentis foi associado ao Radley em um contexto mais dramático. Toby revela que sua mãe se suicidou no sanatório e recorre ao esclerosado dr. Palmer na tentiva de descobrir o que realmente aconteceu com Marion. Palmer não falou nada com nada, mas soltou "cuidado com a loira" e "sra. DiLaurentis".

Nesse post falamos sobre o comentário de Palmer e a associação que Spencer fez. O comentário está no final, na parte sobre a sra. D. Alison, teoricamente, é a única pessoa que conheceu Marion fora do Radley. O 4x10 deu a entender que Alison, CeCe e a sra. D. frequentavam o Radley na época em que Palmer trabalhava lá, mesma época em que Marion estava internada e E. Lamb já era enfermeiro. 

Palmer alertou Toby que Marion deveria se afastar de uma loira perigosa que, não sendo CeCe, era Jessica que, contando uma história, mudou essa história - morte de Marion. Spencer e Toby esqueceram da loira, a música Any Time ganhou destaque, Toby ficou ainda mais revoltado e quer falar novamente com Palmer para descobrir qualquer coisa sobre a mãe. Só uma curiosidade: na última vez que Toby tentou contato com Palmer, ele ligou para a clínica Saratoga, mesma clínica que quase foi o destino de Mona quando inventaram que ela precisava ser transferida do Radley.

O Tumblr muda nosso palpite para: a sra. DiLaurentis mencionada por Palmer é Ali, que não tem nada a ver com a loira perigosa, que pode ser uma das gêmeas, e reforça o palpite de que Toby e Alison tem alguma coisa e não foi por acaso que Vivian escreveu o telefone de Toby para Mona. 

Falando em Mona. Em um dos posts do 4x02, comentamos que Mona estava um tanto quanto perturbada com a possibilidade de Ali estar viva, depois de ter sido socorrida por ela no incêndio da pousada. Em um dos posts do 3x24, questionamos o motivo de Mona se surpreender tanto com a presença de Alison já que, segundo ela, a BigA usava uma máscara com o rosto de Ali e - 4x01 - ela própria usou a máscara no GT. Muito antes dessa confusão envolvendo as máscaras, comentamos a explicação de Mona para Spencer quando ela se revelou -A, no 2x25

Começando pela identidade da BigA. A suspeita mais antiga de ser a BigA/Red Coat é a verdadeira Alison. Nós também achamos que é ela e encontramos um novo argumento para esse palpite na conversa que Mona teve com Spencer no 2x25, após ter se revelado a primeira -A. Apostar em Alison, automaticamente, confirma as gêmeas.

Mona se referiu a -A como ela e o que ela disse antes reforça as suspeitas de que ela é Ali. Spencer fala que Mona quase matou Hanna e ela diz "é mais fácil perdoar um inimigo do que perdoar um amigo". Frase de duplo sentido que pode se referir a Hanna, que era melhor amiga de Mona e que dificilmente iria perdoá-la OU se refere a Mona ter perdoado Ali (Courtney, na verdade), que sempre a humilhou. 

Quando Spencer pergunta se Mona está fazendo aquilo por causa da época de Ali, ela responde "eu já superei Ali/Ela NUNCA FOI MINHA AMIGA/mas Hanna era e vocês tiraram ela de mim/vocês, vadias, me subestimaram/isso não é sobre TRAIÇÃO, é sobre VINGANÇA". Mona finaliza as explicações com uma frase sem muito sentido que acusa as Liars de terem roubado Hanna dela, uma vez que Mona ficou amiga de Hanna depois que Ali morreu e Hanna se reaproximou das Liars por causa de -A; então, não entendemos. Seguindo o raciocínio de Mona, ela é a verdadeira culpada por Hanna ter se afastado dela; afinal, as meninas se uniram por causa de -A e se Mona é -A, a culpa é dela. 

Sobre o espanto de Mona após ver Ali na pousada: 

Para Mona, Ali era um assunto morto e enterrado há muito tempo. No 2x25, Mona fala para Spencer que superou Ali há muito anos. Será mesmo? Nosso palpite é que Mona jamais imaginou que Ali não morreu. E essa descoberta mexeu com ela. No Brew, ela chega falando "eu andei pensando sobre a Alison". Antes dela chegar, as meninas estavam discutindo várias coisas e Ali na pousada era apenas um detalhe no meio da confusão. Mas para Mona, essa parece ser a questão principal. No 4x01, ela queria saber quem é a Red Coat. No 4x02, ela só falou de Ali.

Com o Tumblr e a foto, temos uma nova justificativa para o espanto de Mona. Partindo do palpite de que Ali é a BigA, o espanto de Mona não foi porquê ela considerava Ali um assunto morto e enterrado e deu de cara com ela na pousada. Mona ficou atormentada porquê a Alison da pousada não é a mesma Alison que ela se aliou. E qual seria a explicação para isso? Gêmeas.

Vamos finalizar com dois detalhes que percebemos revendo o flashback do 3x18 e uma cena do 3x16.

No 3x18, Emily recebe uns postais que eram de Ali e lembra do dia em que Ali, ao invés de estudar, estava mais preocupada em fugir para Paris. Na lousa, abaixo das frases escritas em francês e de uma palavra circulada, está a letra A. As teorias que acusam Ezra tem entre seus argumentos uma situação parecida, em que atrás dele é possível ver no quadro a frase I Was A. Se bem que no caso de Ezra a frase é mais nítida. O A do 3x18 está mais para um garrancho. Não conseguimos ler as frases em francês. Se alguém conseguir, por favor, deixe nos comentários.

O comentário que fizemos sobre o postal foi esse:

No 3x18, Emily se lembra de Ali distraída com vários cartões postais enquanto deveria estudar. Ali comenta sobre um cartão postal de Paris, o mesmo cartão que Emily encontrou na bolsa de sua mãe com uma mensagem em francês. Quando Emily vai pegar o postal, Ali, delicadamente, põe a mão em cima dele. Será que a mensagem de -A já estava lá? Emily ficou com os cartões, então ela teria visto. 

Se Em pode ser -A, o postal da doce Paris não foi uma escolha aleatória. Se Ali (Courtney) recebeu o cartão, quem mandou sabia que ela era CAPAZ de matar e não que ela já tinha cometido um assassinato. Após Emily revelar que matou Nate, por quê se dar ao trabalho de escrever um novo recado, não é mesmo?

Abaixo, o print da letra A na lousa:

Ps: amamos essa cena





















O primeiro comentário falava que Em era -A e fizemos quando saiu aquele spoiler de que o terceiro -A seria Emily ou Spencer. Ali, delicadamente, pôs a mão sobre o postal quando Emily quis mexer no cartão, o que deu a entender que a mensagem já estava escrita. Emily ficou com os postais, então, ela sabia que a mensagem já estava escrita. Após Spencer se revelar -A, a dúvida sobre o terceiro -A foi respondida. 

Analisando pela coincidência da letra A na lousa, seguindo a linha das teorias de Ezra, continuamos achando que a mensagem já estava escrita no cartão, que ficou com Emily, foi enterrado com Ali e enviado de volta para Emily, que se surpreendeu ao ler a mensagem, o que anularia a coincidência, não fosse um detalhe. Isso aconteceu na 3ª temporada, então...

O último detalhe é sobre um de nossos assuntos favoritos: a Red Coat Loira. Fizemos um post acrescentando o quesito capuz para falar dela e não incluímos o 3x16. A RC Loira que Hanna viu refletida na vitrine estava sem capuz.





terça-feira, 8 de outubro de 2013

2º sneak peek do 4x13 + foto

Divulgado o segundo sneak peek do 4x13 - Grave New World*. Para assistir clique aqui. Com esse sneak peek, já fizeram uma montagem de fotos com uma sequência do que vai acontecer durante o episódio. Na promo do 4x13, Aria, Emily e Spencer veem a RC Loira e vão atrás dela, encontrando um pedido de socorro numa parede e o chapéu de Hanna jogado no chão. Assim como guiou as meninas até o paradeiro de Emily, no 4x12, a RC Loira vai guiar as meninas até Hanna. 

Também saiu essa foto, que não sabemos se é oficial, mas vamos postar. 























*Fonte: PLLPortugal

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Spencer matou Ali? + Novas especulações II

A segunda parte do post vai falar sobre Melissa, Ian, Jason, April Rose, Wren e um pouco mais de JennavsSpencer.

No primeiro post, pedimos que o atual momento da série (4x12) seja ignorado, principalmente o assassinato de Ali. A 4A terminou assim: Ali foi enterrada viva - por alguém - e desenterrada por Grunwald. O beach hottie é o assassino e está atrás das meninas e de Ali, assim como -A e as Red Coat. Por quê ignorar esse contexto? Porquê, se quiserem, o beach hottie é o assassino e a 3B explica tudo, assim como o 3x24 mostra que um episódio é suficiente para mudar o rumo da história.  Então, não tem motivo para ficar ressuscitando suspeitos e tramas passadas. Não duvidamos nada que esse assassino ainda nem tenha aparecido na série ao mesmo tempo que acreditamos que as tramas passadas podem voltar a qualquer momento.

Continua valendo a regra geral do podem falar, podem negar, que nesse post ganha uma justificativa extra. Tudo que acontece de ruim sempre ficou como obra de -A, agora da Red Coat e/ou beach hottie. Algumas coisas parecem armação de outras pessoas que não tem nada a ver com -A. O post vai comentar algumas delas.

O primeiro assunto é Spencer não matou Ali/ Spencer era uma ameaça para Ali/ Algumas pessoas sabiam que Spencer ameaçava Ali.

Spencer não matou Ali. A história de Garrett - 3x13 - inocenta Spencer. Segundo Garrett, Ali estava viva depois que ele espancou a árvore e a bomba foi para Byron, que repassou para Melissa, que apareceu com CeCe num momento de delírio de Jason. No meio dessa movimentação, ou depois, alguém matou Ali.

Por quê inocentar Spencer? Por causa do relato de Garrett, que sentenciou para Spencer: você não sabe o que você não sabe. Spencer não sabe de nada; quem sabia tudo era Garrett. Se Garrett se dispôs a contar a história, é porquê ele tinha certeza que Spencer não matou Ali. Ou ele ia jogar isso na cara dela?

Essa cena do 3x13 abre espaço para qualquer pessoa ser o assassino. Descartamos a questão Spencer assassina porquê acreditamos mais em Spencer como uma ameça para Ali. Segundo Jenna, Spencer apavorava Ali - 1x08. Segundo Garrett, ele sempre quis proteger Spencer - 3x13. Segundo Veronica - 3A -, ela sabe o quanto uma mãe sofre ao ver o filho injustiçado. A polícia sabe que Spencer e Ali se estranhavam - 4x03. Segundo Grunwald - 4x12 -, Ali não acha que as meninas são de confiança. O que essas situações tem em comum? Pelo que parece, os problemas pessoais de Spencer com Ali são do conhecimento de muita gente, que acreditava que Spencer realmente poderia cometer uma atrocidade. Lembrando que não sabemos a ordem dos acontecimentos da noite da festa no celeiro, a discussão de Spencer com Ali, na sala, pode ter sido antes de todo esse bafafá, como pode ter sido durante ou depois. Se Garrett viu Byron, que viu Melissa, que corta para a alucinação de Jason, alguém viu Spencer batendo boca com Ali. Considerando que o problema entre as duas não era tão particular quanto parecia, muita gente estava de olho em Spencer. Tanto durante a possível discussão no quintal, como depois. Spencer ainda tem a piedade de Melissa a seu favor, que também sempre fez tudo por ela - 4x04.

Se tinha tanta gente assim que sabia da rixa entre as duas, temos uma base para fazer uma suposição sobre o que aconteceu depois que Spencer e Ali discutiram na sala. Pelo que parece, a série vai seguir os livros, que foi assim: as meninas combinaram uma festa do pijama no celeiro para celebrar o fim do sétimo ano/ Ali estava em casa e Courtney estava desesperada porquê sabia que a irmã ia aprontar/ Courtney viu Ali do lado de fora do celeiro e inventou de hipnotizar as meninas/ Courtney exigiu que as luzes fossem apagadas e as cortinas fechadas/ Todas concordaram, sentaram no chão, começaram a ficar zonza até Spencer se revoltar e reclamar que o lugar estava muito escuro/ Spencer falou que estava de saco cheio de Courtney, elas bateram boca e Spencer expulsou Courtney do celeiro/ Courtney saiu o mais rápido que pode, porquê era exatamente isso que ela queria; dar um jeito de se livrar das meninas/ O problema foi que Spencer ficou tão desacreditada que Courtney acatou a ordem que foi atrás dela/ Courtney sabia que Ali estava perto de celeiro e congelou quando viu Spencer/ Foi preciso Courtney humilhar Spencer para ela voltar para o celeiro/ Spencer empurrou Courtney, que caiu e logo levantou/ Spencer estava hipnotizada quando fez isso e por ter uns lapsos de memória, ela não lembrava o que tinha acontecido no meio tempo que ela empurrou Courtney e voltou para o celeiro. Daí vem a parte que Spencer acha que matou Ali.

Voltando para a série. A discussão entre elas já aconteceu, só que foi na sala. A sombra que aparece na foto deve ser de Spencer e imaginamos que vai ter mais bate boca e/ou agressões. A hipnose também deve se repetir para justificar a desconfiança de Spencer. Se ela teve dúvida, ela não lembra o que aconteceu.

Finalizando o assunto Spencer e Ali. Temos várias possibilidades. Considerando que todo mundo esqueceu quem viu quem, a única coisa que todo mundo SABIA era que Spencer ameaçava Ali. Considerando que algumas pessoas sabiam do atrito e viram a discussão, Spencer é suspeita. Considerando que algumas pessoas viram a discussão e sabem que Spencer não matou Ali, Spencer é suspeita e isso justifica tanta gente protegendo ela. Talvez, a história dos livros se repita e Spencer não se lembra do que aconteceu e até hoje sofre com a possibilidade de ter assassinado Ali OU Spencer discutiu com Ali, fez qualquer coisa, voltou para o quintal e desenterrou a amiga.

Esse palpite de que foi Spencer que desenterrou Ali é por causa da cena final do 3x24, que mostra uma mão puxando a outra. Na época, algumas pessoas falaram que a mão ajudante estava com uma roupa vermelha, igual o suéter que Spencer usava. Essa discussão nem durou muito e acabou que responsabilizaram a luz pela dúvida da roupa. E claro que preferimos a versão da Grunwald. Saiba mais sobre essa especulação aqui.

Optamos por descartar Spencer assassina por mais um motivo. Para esse motivo fazer sentido, precisamos da ajuda dos livros, com a hipnose ou o lapso de memória. A situação que imaginamos é essa: Spencer teve uma discussão mais grave com Ali depois que elas bateram boca na sala. Essa discussão aconteceu depois que tiraram a foto - 1x15. Spencer voltou para o celeiro falando que Ali sumiu - Pilot. Spencer ainda tem uma pontinha de dúvida se matou Ali mas ela tem mais certeza que não matou. Por algum motivo - livros - ela realmente não lembra o que aconteceu nesse meio tempo e ela deixou de se acusar depois que mostrou a foto para Jason, que nunca cogitou a hipótese de Spencer ser a assassina. Os dois concluíram que a foto foi tirada do quarto de Ali. Essa conclusão encerrou as dúvidas de Spencer. 

Como Jason colabora para inocentar Spencer?

Primeiro porquê ele nunca desconfiou dela. Segundo, porquê nós desconfiamos que Jason faz uma investigação por conta própria. Jason sabe que Spencer não matou Ali mas não sabe quem matou. Ele desconfia de algumas pessoas e teve seus motivos para acreditar que Garrett matou a irmã.

Acreditamos que o palpite de Jason fazer justiça com as próprias mãos é o que faz mais sentido e não descartamos a possibilidade dele ter armado algumas situações com Spencer. Vamos por partes.

Jason agindo sozinho. Desde sempre Jason vai e volta para Rosewood, vira e mexe aparece com coisas da irmã e sempre foi mais próximo de Spencer, antes mesmo de saber que eles são irmãos. Sozinho, Jason espalhou os cartazes oferecendo recompensa pelos restos de Ali (3x04) e se aliou a Mona (3x14). Jason se aliou a Mona depois que ela se revelou -A e a aproximação dos dois no começo da 3B nos fez especular que ele grudou nela para descobrir a verdade sobre Ali. Claro que Mona não abriu a boca de graça.

Seguindo a linha de responder mistérios com uma frase/cena, Jason confirmou que ele era uma das pessoas que tentou jogar a caixa para fora do vagão no GT e foi ferido por Aria, quando mostrou o machucado na barriga para Mona (3x14). Esse caso envolve a morte de Garrett que, segundo Mona, foi morto por Wilden. Mona pode ter falado a verdade, mas seu depoimento não é suficiente. Apesar de Wilden ter assassinado Garrett, ele não era o único interessado em ver o policial morto. Pelo que pareceu, Wilden se juntou ao time exclusivamente para esse crime. Não que Jason matou Wilden, mas ele tinha motivos para matá-lo. No meio da confusão no GT, Aria acaba encaixotada com Garrett e daí vem o diálogo que ela escuta das duas pessoas que estavam empurrando a caixa. Jason concordou em matar Garrett, mas não concordou em dar fim em Aria, que se salvou com a chave de fenda.

Se quiserem falar que Jason se juntou ao time em algum momento, os argumentos estão em PDS, no 3x13 e no começo da 3B. A aproximação de Jason com Mona, o machucado na barriga e a confissão de Lucas para Hanna (3x15) provam essa aproximação que, por algum motivo, não durou muito. No 3x19, Jason e Emily se acidentam no foço do elevador depois de verem as garrafas na varanda dos D. Essa aliança não saiu barato para Jason, que tratou de sumir do mapa.

Se quiserem falar que ele nunca se juntou, podemos concordar embora os argumentos acima mostrem o contrário.

A desconfiança de que Jason e Spencer tramaram juntos serve tanto para confirmar esse palpite quanto para incriminar Jason e Spencer, Jason sozinho e Spencer sozinha.

O que Jason e Spencer armaram?

Jason e Spencer tem motivos de sobra para não gostarem de Jenna e Garrett. Spencer, por tudo que falamos no primeiro post, e Jason, pelo passado com a dupla. Garrett era do N.A.T. Club e, junto com Jenna, colocou um bilhete no bolso de Jason na noite em que Ali desapareceu. O bilhete era tipo uma confissão. Eles se aproveitaram que Jason vivia chapado naquela época e, considerando que uma pessoa chapada não lembra do que faz e faz coisa que nem sabe que está fazendo, culpar Jason era muito simples.

Apesar do bilhete, o plano de Garrett e Jenna não deu certo porquê Jason nunca foi suspeito. Quando Garrett foi preso, Jason acreditava que ele era o assassino, tanto que se revoltou contra Veronica.

A primeira situação que mostra que Jason confiava muito em Spencer foi quando ele deu para ela o dinheiro que Vivian ficou devendo para Jonah, que ficou de descobrir de quem era o telefone que mandava mensagens para ela. Spencer não especificou a situação para Jason, apenas falou que o dinheiro seria útil para ter pistas. Jason não questionou Spencer, nem antes nem depois de dar o dinheiro. Isso foi no 2x20. Já comentamos que essa situação é um furo da série porquê Spencer não falou nada para Jason, que esqueceu do empréstimo e das possíveis pistas. Calote e falta de satisfação à parte, Jason dar dinheiro (U$2 mil) para Spencer mostra que ele confia muito nela.

A segunda situação foi logo depois, quando alguém incendiou a casa dos D. com Jenna lá dentro. No 2x23, Jenna diz que recebeu uma mensagem de Jason para ir até a casa dele e quando chegou lá não encontrou ninguém, apesar de alguém ter aberto a porta para ela. A casa começa a pegar fogo e Jenna é salva por Hanna, que foi devolver a mala de Ali. Diz Jason que ele estava fora da cidade e as meninas concluíram que foi obra de -A. Qual interesse de -A em matar Jenna? Por quê demorou tanto tempo e tentou só uma vez?

Essa é uma das situações que Jason e Spencer podem ter armado. Nessa época, Toby e Spencer estavam brigados e Toby se reaproximou de Jenna, para o desgosto de Spencer. Antes do fogo, as meninas estavam andando na rua e viram Jenna e Toby conversando com uns bombeiros. Spencer se mostra preocupada com a possibilidade de Toby seguir ordens de Jenna. Por conta disso, Hanna arma com Mona para conseguir falar com Toby. Hanna insiste para Toby se afastar de Jenna e a conversa entre eles termina com uma troca de farpas muito interessante. Confiram aqui como foi. Outras pessoas podem ser responsáveis pelo fogo, afinal, é de Jenna que estamos falando. Talvez foi Garrett, por ter sido desprezado - mas é bem talvez mesmo. 

Pulando do 2x23 para o 4x09, novamente alguém apronta com Jenna, que levou uma pancada na cabeça e foi jogada inconsciente no lago durante a festa de Emily. Esse acidente de Jenna foi bem 3ª temp. porquê aconteceu sem mais nem menos. Do nada, Jenna volta cega e alguém tenta matá-la. Talvez isso foi um reforço para acusar CeCe, que segundo Shana é quem bota medo em Jenna. Spencer pode ter sido a responsável pelo afogamento e a justificativa segue a linha do sem mais nem menos. No 1x08, Jenna provocou Spencer. No 2x23, Jenna quase morreu queimada. No 4x09, Jenna volta falando alguma coisa de Alison. Talvez Spencer retomou as preocupações do passado e quis dar um fim em Jenna. Se Spencer armou o incêndio, foi porquê Jenna se meteu entre Toby e ela. Mas não foi ela que botou fogo na casa; foi Jason. Se Spencer afogou Jenna, foi pelo que ela ouviu na escola e ela própria agrediu Jenna e a jogou no lago. O que pode incriminar Spencer? Emily encontrou Jenna afogada depois que Aria e Spencer se separaram para encontrá-la. Shana também sumiu e apareceu nesse meio tempo, só para constar.

Entre incêndio e afogamento, aconteceu April Rose, uma das tramas mais sem pé nem cabeça da série. O 3x05 começa com uma ambulância fazendo um auê em frente a casa dos Reynolds socorrendo a mãe de Garrett, que vai parar no hospital. As meninas tem uma visão de um encapuzado zanzando perto delas, que some rapidamente. A internação da sra. Reynolds ficou como armação de -A. Spencer decide ir até o hospital e consegue entrar no quarto da mãe de Garrett. No pulso da sra. R., junto com a pulseira de identificação do hospital, Spencer encontra um bilhete dizendo: April Rose has the proof.

No 3x06, Spencer tenta de tudo quanto é jeito descobrir quem é April Rose. Sem sucesso, ela vai falar com Jason, que também não faz ideia do que é aquilo. Jason descobre que April Rose é uma loja de antiguidades e ele e Spencer vão até lá. Na loja, Spencer reconhece uma tornozeleira que Ali usou uma vez. Claro que o dono da loja não lembra de quem ele comprou a biju e, claro, só concorda em vender por um preço alto. Jason paga U$400 pela biju e, junto com Spencer, entrega o acessório para a polícia. Mais tarde, Peter fala para Spencer que, depois de dois anos, a polícia finalmente encontrou a tornozeleira, que tinha manchas de sangue de Ali e de outra pessoa, que deveria ser Garrett. Peter informa que o sangue não é de Garrett e que isso contou a favor dele. Spencer fica desolada e tem uma crise de choro no quarto. Ela pega o telefone para ligar para alguém e fica ainda mais desapontada ao ler uma mensagem de -A, dizendo que Garrett não é o assassino.

No 3x07, Wilden baixa na casa das Marin falando que a polícia quer coletar uma amostra de sangue de Hanna para fazer um exame que tem a ver com Ali. O fim dessa história de sangue é quando Hanna espeta o dedo no tabuleiro de Ouija. 

Falamos tudo isso para mostrar mais uma situação em que Jason e Spencer se uniram, como exemplo de que Spencer e Jason se dão muito bem - no sentido de cumplicidade - e que Spencer pode sim ter um lapso de memória e ficou desamparada quando soube que a tornozeleira não adiantou de nada. Vale a pena rever a cena:




Não podemos deixar de comentar April Rose, um dos melhores representantes das críticas negativas que fizemos sobre a 3ª temp. Primeiro: quem escreveu E para quem foi escrito aquele bilhete? Segundo: de onde saiu essa biju? De acordo com Peter, a polícia estava atrás da peça há dois anos. DOIS ANOS. Spencer lembra de Ali usando a biju em uma noite normal e, do nada, a tornozeleira ressurge ensanguentada e procurada pela polícia. Para finalizar, lá estava Wilden implicando com as Marin. Por quê só Hanna tinha que fazer coleta de sangue? Ok, pode ser coisa de -A e tudo mais; mas assim, se era tão importante e Garrett foi inocentado, a biju perdeu a importância e ficou por isso mesmo? Garrett continuou preso após provarem que o sangue não era dele. 

O final do post é sobre um assunto que a gente deveria ter comentado no 4x03. O assunto é quem empurrou Ian na igreja. 

Lemos no PLLPortugal uma especulação de que Melissa meio que confirmou que foi ela por conta da pergunta que ela faz para Spencer no 4x03. No começo do episódio, Melissa reaparece no Brew enquanto as meninas xeretavam uma sacola com coisas de Ali. Como sempre, Melissa devia alguma satisfação, que nessa época era sobre a ligação dela com Jenna e Shana e a morte de Wilden - 3x24. No decorrer do episódio, as meninas descobrem as máscaras e Hanna pega uma máscara no ateliê de Hector, que lembra o rosto de Melissa. 

Hanna entrega a máscara para Spencer, que é surpreendida com a entrada inesperada da irmã no seu quarto. A conversa terminou com Melissa lembrando de uma vez que Spencer perguntou para ela o que ela faria diante da seguinte situação: entre proteger Spencer ou uma pessoa amada, quem Melissa escolheria? Spencer não respondeu. 

A especulação do PLLPortugal entendeu a inversão da pergunta como uma confissão de Melissa, de que foi ela que empurrou Ian na torre. Um dos comentários do post contestava a especulação, alegando que Melissa estava no hospital quando teve o acidente na igreja. No 4x01, Mona revela que adoraria saber quem empurrou Ian. 

Essa história de Ian é uma das armações que ficaram como obra de -A, mas achamos que não é. Acreditamos em Mona e desconfiamos quem pode ter empurrado Ian. A questão também serve para acreditar que Melissa falou a verdade que fez tudo que fez para proteger Spencer, mas como Melissa é Melissa, ela teve que se desdobrar para proteger a irmã e seus amigos. 

De uma maneira bem resumida, antes dos fatos principais. No final da primeira temporada, as meninas tinham certeza que Ian era -A e o assassino de Ali. Elas estavam com aquele bendito pen drive - que tudo indica conter os vídeos do N.A.T. e os de Jenna - em mãos e planejaram chantagear Ian para desmascará-lo. 

No 1x22, as meninas usaram um telefone qualquer para conversar com Ian. Elas mandaram mensagens anônimas falando dos vídeos e pediram uma quantia em dinheiro para entregar os vídeos para Ian, que aceitou. Ficou combinado que Ian deveria ir até a floresta num determinado horário, a noite. Garrett era amigo das meninas e Emily contou tudo para ele, que se ofereceu para escoltá-las na floresta. Garrett foi com Aria, Hanna e Emily na floresta e quem apareceu foi um desconhecido no lugar de Ian. Não lembramos exatamente o motivo de Spencer não ter ido na floresta, mas ela ficou com o pen drive. 

No meio dessa confusão tem uma cena que serve para o primeiro post, quando falamos de Toby e Jenna. Spencer e Toby conversam na varanda e Toby diz que não sabe o que Jenna está fazendo naquele momento mas vai dar um jeito de mantê-la ocupada e descobrir se ela não presta. Jenna se tornou ainda mais suspeita depois que as meninas viram ela conversando com Ian na escola. Como elas estavam planejando contra Ian, elas acharam que Jenna poderia atrapalhar o plano. Pra variar, Toby faz a caveira de Jenna para Spencer e claro que ele vai manter a irmã ocupada, já que é super comum Toby obedecer ordens de Jenna e vice versa.

Enquanto as meninas estão na floresta, Melissa liga para Spencer falando que estava na igreja e pediu para Spencer buscá-la. Na volta, o carro das duas é atingido por outro veículo, que se manda sem prestar socorro. Spencer não se machucou; ao contrário de Melissa. No hospital, Melissa não acha seu telefone e fala que deve ter esquecido na igreja. Spencer se oferece para ir até a igreja procurar. A igreja estava vazia e, de repente, Ian aparece. Ele já chega acusando Spencer de ser a chantageadora e liga para o telefone que as meninas usaram para falar com ele. O telefone estava com Spencer e começou a tocar. Aí teve aquele corre corre que resultou com alguém empurrando Ian da torre. As meninas chegaram um pouco depois, chamaram a polícia, que não encontrou nem Ian, nem ninguém dentro da igreja. 

No 2x01, Melissa já está em casa e desesperada por notícias de Ian, que foi considerado pela polícia como caso de pessoa desaparecida. No 2x03, as meninas flagram Wren entregando uns remédios para Melissa. No 2x04, Spencer confronta Wren, que confessa que está ajudando Melissa, que está ajudando Ian. No final do episódio, as meninas seguem Melissa, que encontra Ian morto. 

O 4x12 mostrou que Wren e Melissa ainda mantem contato. Apesar das últimas aparições de Wren terem feito a linha sombria, pelo que parece, ele e Melissa estão do mesmo lado. Sem estender a questão do que esse lado pretende, o palpite é para comentar sobre Ian na igreja.

Quem empurrou e salvou Ian? Achamos que a mesma pessoa fez isso. Quem são essas pessoas? Melissa e Wren. O palpite de que Melissa não tem como ser a pessoa é porquê ela estava no hospital. Garrett, no começo da 3A, alertou Spencer que "relatórios médicos não mentem." O alerta faz mais sentido quanto a gravidez de Melissa, que era assunto quando Garrett falou com Spencer. Mesmo assim, pode ter sido Melissa, Melissa e Wren ou só Wren. Por quê Wren? Ele estava ajudando Melissa a cuidar de Ian e arrastar um corpo como o de Ian exige uma mãozinha masculina. Também chama a atenção a batida de carro quando Spencer estava com Melissa. O carro bateu, se mandou, ninguém viu nem procurou saber. A batida aconteceu enquanto as meninas estavam na floresta. Ian não foi para a floresta; ele mandou um mensageiro no seu lugar. 

Resumindo: Ian contou para Melissa que as meninas estavam chantageando ele/ Melissa tentou enrolar Spencer e, por quê não, armou a batida de carro, que pode ter sido provocada pelo próprio Ian/ Melissa, no hospital, diz que esqueceu o telefone na igreja/ Spencer vai na igreja/ Ian aparace na igreja/ A situação foge do controle quando Ian tenta esganar Spencer/ Wren ou Melissa empurram Ian e somem com ele da igreja, salvando Spencer. 

OU*

Essa situação na igreja pode ter sido armação do N.A.T. Club. No 1x18, Jenna conversa com Ian na escola e ele dá para ela uma sacola verde. No 1x19, Spencer e Toby encontram a mesma sacola no quarto de um motel em que eles desconfiavam que Jenna estava hospedada. No 1x22, as meninas confrontam Jenna e falam sobre o vídeo dela com Toby. Em seguida, elas mandam mensagem para Ian fazendo a chantagem. Jenna aparece no telefone falando "elas estão com os vídeos." Na outra cena, Ian aparece dentro do carro, com uma bolsa cheia de dinheiro e falando no telefone que vai dar um jeito na situação. Tudo indica que era com Jenna que ele estava falando. Usamos as cenas da sacola como exemplo de que Ian e Jenna mantinham contato.

Na floresta, as meninas ficam preocupadas com a ausência de Spencer e ligam para Garrett, que logo aparece. Garrett, sem uniforme de policial e com seu próprio carro, enquadra o mensageiro, que se apresenta como Logan Reed. 

Emily, Hanna e Aria voltam para a cidade e, no caminho, recebem uma ligação de Spencer, que àquela altura já estava na torre da igreja se atracando com Ian. As meninas ouvem a discussão e ligam para a polícia.

Ian fala que armou o cenário na torre para parecer que Spencer se suicidou porquê não conseguiu viver com a culpa de ter assassinado Alison. Ian fala que Spencer empurrou Ali e ela não levantou mais. Ian está pronto para jogar Spencer dá torre quando um encapuzado aparece e o empurra. Ian reconhece o encapuzado ao vê-lo e pergunta "o que você está fazendo aqui?" Assim que o encapuzado some, as meninas encontram Spencer.

Nesse caso, desconfiamos que o encapuzado era Garrett. As meninas chegaram na igreja assim que Ian caiu; então, se deu tempo delas chegarem, também deu tempo de Garrett chegar. Eles voltaram em carros separados para a cidade. Aliás, nem aparece como Garrett voltou da floresta. Depois que ele se desentende com o mensageiro, as meninas aparecem dentro carro voltando para a cidade e Garrett só volta a aparecer no 2x01, quando se oferece para levar as quatro para a delegacia.

Por quê Garrett?

No 2x01, Garrett, com uniforme de policial e na viatura, leva as meninas para a delegacia. No caminho, ele estaciona em um beco. Enquanto Garrett e as meninas conversam, Jenna está parada na esquina, como se estivesse observando tudo.

No 2x05, Emily reencontrou, por acaso, Logan Reed, o mensageiro que Ian mandou na floresta. Emily pergunta para Logan quem o contratou para ir na floresta e ele diz que foi contratado online por um homem e que negociou por telefone com uma mulher. Emily conta para Garrett sobre Logan e logo vemos Garrett entregando dinheiro para Logan sumir. 

Daqui damos um salto para o 3x20, quando CeCe explica para Emily o que ela estava fazendo no quintal nos D. com Melissa na noite em que Ali desapareceu. Segundo CeCe, Ali estava nervosa porquê várias pessoas estavam atrás dela por causa de uns vídeos.

Afinal, quem matou Ian?

No 2x01, Garrett é quem devolve o celular de Melissa, supostamente esquecido na igreja. Com o celular de Melissa, as meninas descobrem que Ian estava vivo.

No 2x04, Ian aparece morto e -A coloca o celular dele na bolsa de Spencer.

No 2x05, Garrett fala para as meninas que Ian estava morto há uma semana. Melissa e Spencer quase fazem as pazes quando são interrompidas pela celular de Ian, que toca dentro da bolsa de Spencer. Melissa acusa a irmã de ter se passado por Ian.

Não chegamos a uma conclusão sobre quem matou Ian. A confusão na igreja não teve nada a ver com -A, mas a morte de Ian sim. 

Desconfiamos que a confusão na igreja foi armação do N.A.T. Club. Já a morte de Ian fica mais complicada. Talvez Melissa tenha participação nessa história junto com Garrett e Jenna. Segundo CeCe, Melissa era a mais preocupada com os vídeos e Garrett precisava salvar a pele de Jenna. Como Melissa e Garrett se aproximaram no final da segunda temporada, não duvidamos nada que os dois deram um fim em Ian. Só não nos perguntem como -A se meteu nisso tudo. 

Concluindo:

Spencer não matou Ali; mas, segundo Ian, Spencer empurrou Ali no quintal;
Jenna, Garrett, Wren e Melissa podem estar envolvidos na confusão na igreja;
-A matou Ian;
Não chegamos a uma conclusão sobre Melissa depois que Ian foi empurrado na igreja. Primeiro, Melissa socorre Ian; depois, acusa Spencer de ter se passado por ele. Não ficou claro se Melissa sabia que Ian já estava morto e nem como -A se enfiou nessa confusão.


*Post atualizado em 24/11