quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Teoria Jason, Ali, Wilden, CeCe e ... Courtney

Quando a 3B começou, Jason foi o personagem responsável pela maioria dos comentários. Ninguém entendeu nada quando ele apareceu abraçando Mona e depois conversando com ela na escada da sua casa. Para deixar todo mundo ainda mais confuso, Mona contou que está sob a supervisão de Jason como parte da sua alta do Radley. 

Jason sempre foi meio esquisito, nós nunca soubemos o que ele queria. Seu personagem era um tanto quanto nulo e nós comentamos isso aqui no post em que o apontamos como o novíssimo suspeito de plantão, mesmo desconhecendo suas razões para ser considerado inimigo. 

No 3x19, Jason confirmou nosso palpite de que estava ao lado de Mona por interesse, para descobrir quem roubou o cadáver de Ali. Jason também falou que começou a acreditar na teoria de Spencer de que alguém quer o N.A.T. Club morto e sua fuga do hospital foi determinante para acreditarmos que Jason está empenhado em uma investigação pessoal. Para finalizar, Jason acusou Ali de ser a responsável pelas garrafas de whisky deixadas na varanda de sua casa.

Na série, ainda não tivemos uma prova 100% concreta de que existem as gêmeas. O pouco que vimos nos fazer ter certeza de que as irmãs DiLaurentis existem. Formamos nossa opinião pela foto que vimos de duas loiras com Jason no quarto de Ali, pela historinha de terror que Ali conta no 2x13, pelo carro do Radley estacionado em frente a casa abandonada e pela loirinha-fantasma que perturbou Ashley no 3x13. Nós fizemos essas deduções porque sabemos da história dos livros. E para desenvolver a teoria de hoje vamos, mais uma vez, nos basear nos livros para justificar o que estamos desconfiando que vai acontecer na série.

Jason, Ali, Wilden e Courtney existem nos livros. CeCe não. Todos esses personagens ganharam muito destaque nos últimos episódios e tudo indica que ele sabem demais, ou talvez, saibam tudo. Baseado no que lemos nos livros e no que vimos na série, vamos palpitar sobre os rumos que a história pode tomar.

Jason e Wilden:

Amigos de longa data nos livros, Jason e Wilden eram os bad boys de Rosewood, na mesma época em Ian era o bonzinho. Jason e Wilden não se desgrudavam na época da escola. Jason era introspectivo, enquanto Wilden aprontava todas e mais um pouco. Wilden tinha um carro preto, de modelo antigo, que sempre estava por perto em momentos decisivos. Passados os anos, Jason foi para a faculdade e Wilden se reinventou como policial, se esforçando para ser um oficial exemplar. 

Como os dois eram amigos, Wilden sabia sobre as gêmeas e que deveria manter segredo sobre elas. Jason era amigo de Courtney, sabia que a irmã sofria por conta da perversidades de Ali, passava horas com ela no Radley e confessou para ela que era apaixonado por Melissa. Quando Ali sumiu, Jason parou com as visitas na clínica e se desentendeu de vez com os pais. Após mandar Ali para a Preserve, Courtney teve que começar a se comportar como Ali em absolutamente tudo e isso incluía ser chata com Jason.

Quando Ali (Courtney) sumiu, a família ficou super desconfiada de que Courtney (Ali) tinha aprontando alguma coisa porque ela revelara que as vezes saia da clínica. Wilden sabia sobre a preocupação dos DiLaurentis com Courtney (Ali), tanto que, quando ela incendeia a floresta, ela acaba se ferindo e liga para Wilden ajudá-la. Wilden a socorre, acreditando que era um pedido dos pais de Ali.

Na série, nunca vimos Jason e Wilden juntos. Wilden segue como o policial misterioso, enquanto Jason, sempre que pode, vai atrás de pistas sobre o assassinato de irmã.

Jason, Ali e Courtney:

Depois que Jason disse que Ali pode ter colocado as garrafas na varanda da casa, acreditamos mais do que nunca que Ali está viva. Essa suspeita reforçou uma coisa que pensamos há algum tempo, que é que Ali e Courtney estão vivas, fugindo uma da outra. Nós achamos que é Courtney quem aparece para as Liars e que Ali pode ser a BigA de casaco vermelho. Nas visitas que fez para Hanna, Emily e Spencer Ali disse que se meteu em uma enorme confusão e que falar a verdade agora não muda nada. Essa verdade poderia ser a troca de identidades? 

Baseado nos livros com o comportamento de Jason na série, achamos que houve a troca das gêmeas, que Jason sabe que isso aconteceu e que Ali tentou matar Courtney. Por algum motivo ele sabe que Ali está viva e que Mona pode confirmar suas suspeitas. 

Ali e Wilden:

Nos livros, momento algum Ali e Wilden flertam ou ele tenta qualquer coisa do tipo com ela. Com essa história da suposta gravidez e da aproximação dos dois em Cape May, Wilden voltou a ser suspeito. Nós achamos que essa história é para desviar nossa atenção, tipo aquelas tramas que surgem ao longo da temporada e só serão solucionadas na season finale. Não achamos que Wilden ficou com ela, nem a engravidou ou a matou.

CeCe, Ali e Courtney:

Na review do 3x19 nós dissemos que não achamos CeCe suspeita, mas sim estranha. Ela chegou na metade da terceira temporada sabendo de tudo. É ex namorada de Jason mas não tem uma relação boa com ele. Ela conheceu Ali em Cape May e falou que ela estava passando por uma fase difícil antes de sumir. No flashback em Cape May, nós vimos que Ali era muito amiga de CeCe, contando tudo para ela, inclusive que estava desesperada porque sua menstruação atrasou. Jason culpou CeCe por ter desviado o caráter de Ali.

Ainda no 3x19, bem na hora que Jason chegava em casa, CeCe saiu da boutique e depois ligou para Aria mentindo sobre o carro e falando uma coisa sem pé nem cabeça do cartão de crédito. Na chegada de Jason a sua casa, uma pessoa estava espiando entre as árvores. E se essa pessoa fosse CeCe e não -A? 

CeCe ainda não falou porquê voltou para Rosewood. Ela conhece a geração antiga do Rosewood Day e trocou olhares misteriosos com Jenna durante os jogos na cabana dos Kahn. E se CeCe sabia sobre as gêmeas, que Ali atormentava Courtney e que por causa disso ela trocou as identidades? Se isso aconteceu, assim como nos livros, a pessoa que CeCe foi amiga era Courtney e não Ali. Sabendo dessa confusão, ela pode ter desconfiado que o sumiço de Courtney tinha dedo de Ali. Considerando que Courtney não morreu, ela foi pedir ajuda a CeCe para dar um fim em Ali ou pode tê-la procurado na época em que começou a ser ameaçada por -A. 

CeCe é mestre em tomar atitudes mal explicadas. Por quê ela mentiu para Aria inventando aquela história do carro? E que lugar era aquele que ela estava parada? Será que, assim como Jason, ela também está de olho em -A para salvar Courtney? Nós achamos que sim.

Meio complicado, não é? Mas nós achamos que faz sentido. Claro que nossas ideias se formam pelo que lemos nos livros, uma vez que na série a história das gêmeas ainda não foi abordada. E vocês, o que acham? 








2 comentários: